- Publicidade -

Tesla vai construir maior bateria íon-lítio do mundo na Austrália

O sistema Tesla Powerpack terá 100 megawatts (MW) de capacidade.

Em setembro de 2016, uma tempestade prejudicou gravemente toda a infraestrutura de energia elétrica da Austrália do Sul, deixando 1,7 milhão de moradores do estado sem eletricidade. Outros apagões também ocorreram na região devido ao calor do verão australiano no início de 2017.

- Publicidade -

Em resposta para estas questões, o governo sul-australiano, que já é líder em energia renovável, buscou uma solução sustentável para garantir a segurança energética a todos os seus moradores, agora e no futuro, exigindo expressões de interesse em implantar opções de armazenamento de energia em larga escala com pelo menos 100 megawatts (MW) de capacidade.

Através de um processo de licitação competitiva, a Tesla foi selecionada para fornecer um sistema Powerpack de 100 MW/129 MWh para ser emparelhado com um parque eólico da empresa de energia mundial Neoen Hornsdale, perto de Jamestown, Austrália do Sul. A Tesla ficará encarregada por todo o componente do sistema de armazenamento de energia do projeto.

O Tesla Powerpack será carregado com a energia renovável do parque eólico de Hornsdale e, em seguida, fornecerá eletricidade durante as horas de pico para ajudar a manter a operação confiável da infraestrutura elétrica. O sistema Tesla Powerpack transformará toda a produção e distribuição de energia renovável mais resiliente e moderna.

Após sua conclusão, prevista para dezembro de 2017, o sistema será o maior projeto de armazenamento de bateria de íon-lítio no mundo e fornecerá energia suficiente para mais de 30 mil lares, número igual à quantidade de casas que perderam energia durante o período do apagão.

- Publicidade -

O projeto de armazenamento de energia em larga escala não é apenas sustentável, mas ajudará a resolver a falta de energia, reduzir as intermitências e gerenciar a carga máxima do verão para melhorar a confiabilidade da infraestrutura elétrica da Austrália do Sul. Além disso, vem crescendo rapidamente o número de instalações de baterias residenciais em toda a Austrália. A mesma tecnologia que pode ajudar a estabilizar a rede da Austrália do Sul também pode ser usada pelos próprios proprietários para coletar energia durante o dia para que ela seja armazenada e disponibilizada ininterruptamente dia e noite.