- Publicidade -

Site de financiamento coletivo estimula ciclo de boas ações

A ideia é que os “patrocinadores” contribuam com o valor que quiser e todos sejam recompensados, inclusive o planeta.

Foi lançado um novo site de financiamento coletivo com a proposta de criar um círculo positivo entre os criadores e patrocinadores dos projetos. Batizado de Eco do Bem, ele abriga somente projetos transformadores, que visam o benefício social e ambiental.

- Publicidade -

Também chamado de crowdfunding, esse sistema busca arrecadar fundos, com a ajuda de internautas, para viabilizar projetos. No caso do Eco do Bem, a ideia é que os “patrocinadores” contribuam com o valor que quiser e, se a meta for alcançada, todos são recompensados. 

Há dois tipos de campanha: “Flexível”, para projetos que podem acontecer sem um custo mínimo e a partir de qualquer valor arrecadado – neste, o criador leva tudo o que arrecadar -, e o “Tudo ou Nada”, para projetos que precisam de um valor estabelecido para acontecer. Nesse tipo de campanha, o criador receberá o valor arrecadado apenas se atingir ou ultrapassar a meta estabelecida.

Para que o círculo seja, de fato, positivo, o Eco do Bem doa uma porcentagem da sua renda para projetos de educação para sustentabilidade, investindo na formação das futuras gerações.

Opções de recompensa

- Publicidade -

O site disponibiliza um catálogo de produtos de seus parceiros como sugestão de recompensa, onde todas fazem o bem para alguém – seja reciclando, capacitando comunidades, doando produtos para quem não pode comprar, neutralizando carbono, entre outras coisas.

Os produtos possuem preços diferenciados e devem ser adquiridos diretamente entre criador e parceiro. As organizações parceiras são: IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, Rede Asta, Greentee, IDESAM e Instituto Brasil Solidário. Além disso, os projetos aprovados recebem uma consultoria gratuita dos curadores do site para colocá-lo no ar.

O crowdfunding já se tornou uma solução bem acessível e está cada vez mais confiável. "Muitas pessoas já perceberam que este processo cria relações onde todos ganham. E o Eco do Bem veio para ampliar ainda mais este ciclo positivo", diz Izabella Ceccato, idealizadora do portal Eco Rede Social e do Eco do Bem.

- Publicidade -

Para ela, criadores de projetos e patrocinadores usarão o site porque ele foi pensado para ser um ciclo em que todos se ajudam. "Você não é sozinho no mundo. O mundo é feito do coletivo, da colaboração. Chega um momento na nossa vida que o trabalho burocrático e sem relevância não faz mais sentido. Encontrar o propósito e ajudar outros que, como eu, querem realizar seus sonhos é muito gratificante", afirma.

A plataforma abre espaços para projetos de diversas categorias, sejam eles inovadores, sustentáveis, artísticos. Com dois meses de funcionamento, três projetos já foram bem sucedidos: Caranguejo do Saara, Colecionadores de risos e Manto do alto astral.

Há ainda duas propostas em fase de captação: o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, com o “Nascentes Verdes Rios Vivos” na categoria “Meio Ambiente”, um projeto que ensina crianças da rede pública a cuidar na natureza e das nossas nascentes e a “Mostra DOC Gastronômica” de Janka Babenco na categoria “Gastronomia e Cinema”, um evento gratuito de exibição de filmes documentários e palestras que tratam de temas como produção e consumo de alimentos, hábitos alimentares e seus impactos na sociedade atual e no planeta.

O Eco do Bem é uma iniciativa do site Eco Rede Social, veja aqui como inserir seu projeto.