- Publicidade -

Sistema regula tempo de semáforo de acordo com número de pedestres

Chamado de Pedestrian Scoot, a tecnologia está em fase de teste nas ruas de Londres

Nos horários de pico, as ruas dos grandes centros urbanos são disputadas por pedestres, motoqueiros, ciclistas e motoristas. Entre os agentes do trânsito, os pedestres são os mais frágeis e foi pensando neles que a capital da Inglaterra lançou uma tecnologia que ajuda os moradores a atravessarem a rua.

- Publicidade -

Chamado de Pedestrian Scoot, o sistema consiste em um sensor integrado em uma câmera que quantifica o número de pessoas que aguardam para atravessar na faixa e, com esta informação, regula automaticamente o tempo que o semáforo deve permanecer aberto.  Dessa forma, são reduzidos os casos em que o pedestre tem que andar apressadamente ou correr porque o sinal fechou rápido demais.

Quem usa os pés como principal meio de locomoção passa por situações assim a toda hora, correndo o risco de se machucar ou, na pior das hipóteses, ser atropelado.

A solução foi anunciada pelo prefeito de Londres, Boris Johnson, como parte de um plano para melhorar a segurança, tendo como meta reduzir o número de óbitos e de pessoas gravemente feridas nas estradas em 40% até 2020.

Para acalmar os motoristas mais apressadinhos, o sistema também terá uma função que manterá o sinal verde caso alguém tenha acionado o semáforo para pedestre, mas atravessou antes da hora ou mudou o caminho.

- Publicidade -

O Pedestrian Scoot está em fase de testes nas proximidades das estações Balham e Tooting Bec, sudoeste de Londres, e, se aprovado, será ampliados para outras regiões do metrô.

Redação CicloVivo 

- Publicidade -