- Publicidade -

Shopping em SP é o primeiro no país a ter horta e compostagem no telhado

Projeto transforma todo o lixo orgânico da praça de alimentação em adubo usado em horta no teto do empreendimento.

Com o objetivo de dar destino ecologicamente correto a cerca de 1t de lixo orgânico gerados diariamente em suas praças de alimentação, o Shopping Eldorado investe, desde 2012, no projeto de compostagem nomeado de Telhado Verde.

- Publicidade -

A medida transforma as sobras de alimentos em adubo e dá o destino ecologicamente correto à mais de 30% de todo o lixo produzido no empreendimento.

O intuito da iniciativa é reduzir significativamente a quantidade de resíduos enviados ao aterro sanitário, além de reduzir a emissão de carbono na atmosfera gerada no transporte do material até os tradicionais aterros. A horta também ganhou uma importante função de amenizar a temperatura interna do empreendimento, reduzindo o consumo de energia e evitando o desperdício da água utilizada nos equipamentos de refrigeração de ar.

Durante o processo, enzimas especiais retiram o odor e a umidade dos alimentos e transformam essa matéria orgânica em adubo, utilizado para cultivar hortaliças, legumes e verduras livres de agrotóxicos em uma área de 5 mil m² no telhado do shopping. Toda a operação, da separação ao cultivo, é produzida e destinada aos próprios colaboradores do shopping. Todos os alimentos produzidos no Telhado Verde são doados aos próprios colaboradores do Eldorado.

Divulgação

Para o superintendente do Shopping Eldorado, Sérgio Nagai, um shopping center é também um instrumento de desenvolvimento social e possui um compromisso com a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde está inserida. “Com o Telhado Verde, trabalhamos o tripé da sustentabilidade com um ciclo em que tentamos abranger não apenas questões ambientais, como também sociais”, explica.

- Publicidade -

Em 2014, a iniciativa ganhou o prêmio de sustentabilidade da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), em 2015, o prêmio de Grande Empresa da Federação de Comércio de São Paulo e ICSC Global Awards Latin America, por fim, em 2016, conquistou mais uma vez um prêmio de sustentabilidade da Abrasce com os impactos do projeto na vida dos colaboradores.

Divulgação

“Estes prêmios nos mostram o quanto a nossa atitude com o negócio e o meio ambiente está indo pelo caminho certo”, completa Nagai.

Na horta, são produzidos legumes e verduras, como berinjela, jiló, cebola, pimentões, pimentas, salsinhas, alfaces, gengibre, tomates, manjericão, abobrinha; além de plantas medicinais, como capim-cidreira, hortelã, erva doce, carquejo, malva, sálvia, alecrim, bálsamo e poejo.

- Publicidade -