- Publicidade -

Pesquisadores transformam borra de café em combustível

Estudiosos do Reino Unido sugerem que o biodiesel seja produzido em pequena escala.

Reciclar resto de pó de café para encher o tanque do carro é uma técnica já estudada por diversos cientistas. Agora, o grande desafio almejado por pesquisadores do Reino Unido é extrair o óleo para transformar em biodiesel.

- Publicidade -

Cerca de 20% da borra de café, o que sobra depois que o café foi coado, é óleo. A ideia é fabricar um tipo de combustível alternativo que garanta a produtividade constante, independente do tipo de grão.

Para isso, pesquisadores da Universidade de Bath, no Reino Unido, por meio de um processo químico chamado de transesterificação, mergulharam a borra em um solvente orgânico e converteu-a em biodiesel. Essa técnica foi testada com grãos de cerca de 20 regiões geográficas diferentes, incluindo versões descafeinadas.

O resultado foi que houve uma composição razoavelmente padrão e pouca variação nas propriedades físicas relevantes dos combustíveis. Isso quer dizer que todos os resíduos de borra de café podem ser uma matéria-prima viável para a produção de biodiesel.

“Este óleo tem propriedades semelhantes às matérias-primas atuais usadas para produzir biocombustível. Mas, enquanto os oléos tradicionais são cultivados especificamente para a produção de combustível, as borras de café são resíduos. Há um grande potencial para produzir um biocombustível de segunda geração realmente sustentável”, afirmou o professor Chris Chuck, coordenador do experimento.

- Publicidade -

Além disso, poderiam ser aproveitados outros resíduos de café ignorados pela indústria, como na torra e na seleção de grãos, em que os defeituosos são descartados.  

Os pesquisadores sugerem que o biodiesel de café seja produzido em pequena escala. Um exemplo seria as próprias redes de lojas de café usarem o combustível alternativo nos veículos para serviço de entrega de seus produtos. Em seguida, a própria empresa se encarregaria de retirar e levar as borras para uma unidade de produção de biodiesel.

"Estimamos que um café que produz cerca de 10 kg de resíduos diariamente pode ser usado para produzir cerca de dois litros de biocombustível”, afirma o estudante de doutorado em Tecnologias Químicas Sustentáveis e principal autor do estudo, Rhodri Jenkins.

- Publicidade -

Redação CicloVivo