- Publicidade -

Ônibus oferece chuveiro grátis para moradores de rua

Iniciativa realizada em São Francisco vai aumentar qualidade de vida para mais de 6.500 pessoas.

Uma iniciativa social em São Francisco, nos EUA, vem adaptando alguns micro-ônibus antigos com chuveiros, que serão usados para levar melhores condições de higiene para as pessoas em situação de rua. O projeto visa atender a mais de 6.500 desabrigados da cidade, e deverá entrar em ação a partir de março do ano que vem.

- Publicidade -

Batizado de “Lava Mae” (traduzido para “lave-me”), o projeto foi criado pelo ativista Doneive Sandoval com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores de rua, reduzindo o índice de doenças entre estas pessoas. Ainda em fase de adaptação, os ônibus também vão contar com banheiros e pias, além de papel higiênico e toalhas disponíveis aos usuários.

A cidade de São Francisco foi eleita para a execução do projeto devido a um problema de infraestrutura também encontrado em outras partes do mundo – de acordo com o site Hypeness, há apenas dezesseis banheiros públicos com chuveiros disponíveis à população na cidade californiana, que funcionam em dias e horários limitados.

Por meio das ações do projeto “Lava Mae”, os banhos tomados dentro dos ônibus não serão cobrados, e a iniciativa tem tudo para inspirar ações semelhantes ao redor do mundo. Embora a ação ideal fosse dar uma moradia às pessoas em situação de rua, o plano ao menos ajuda a aumentar a cidadania dos moradores.

- Publicidade -

Redação CicloVivo