- Publicidade -

As decorações natalinas fazem parte das tradições de final de ano em muitos países. No Brasil existem cidades famosas por seus enfeites e luzes e nos EUA não é diferente. O país, que tem até concursos para escolher as melhores decorações, gasta mais energia para manter os enfeites natalinos do que toda a eletricidade consumida na Etiópia durante o ano inteiro.

- Publicidade -

De acordo com o Departamento Norte-Americano de Energia (EIA), as luzes de natal consomem, em média, 6,63 bilhões de kWh ao ano, enquanto toda a população da Etiópia usa 5,30 bilhões de kWh anuais. O gasto dos EUA chega a ser superior ao dobro do que é usado no abastecimento anual do Camboja.

As estatísticas mostram a necessidade de uma mudança no consumo, cultura e também nas fontes energéticas. Apenas a energia usada na iluminação representa 14% de toda a demanda dos EUA. Comparando com outros países, esse é um consumo muito alto. Na Coréia do Sul, por exemplo, 14% é a fatia destinada a todo o consumo doméstico.

Para reduzir essa dependência das redes de transmissão e das fontes não renováveis de energia, é necessário utilizar equipamentos mais eficientes, trabalhar a conscientização e ainda investir em tecnologias para a produção de energia limpa.

Um estudo feito pelo governo norte-americano estima que seja possível economizar até 5,97 bilhões dos quilowatts nas decorações de natal, apenas investindo em equipamentos mais eficientes e sistemas inteligentes.

- Publicidade -

Redação CicloVivo