- Publicidade -

Livro traz 100 receitas veganas para quem não tem muito tempo

As receitas veganas do livro mesclam bom-humor, pratos práticos e muita informação de qualidade, com base em pesquisas sobre saúde e nutrição

Vegan burgers with beans and vegetables served with spinach

Cozinhar receitas veganas de maneira simples e gostosa é a grande missão dos amigos norte-americados Matt Holloway e Michelle Davis. Após terem um blog de sucesso internacional, eles também e dedicaram à criação de um livro de receitas, que chegou agora ao Brasil.

- Publicidade -

Quando a dupla estava com quase 30 anos, eles resolveram criar, em agosto de 2012, um blog para compartilhar receitas veganas práticas. Nessa época, uma coisa os incomodava tanto quanto a péssima qualidade da comida industrializada e processada que a grande maioria das pessoas consome hoje em dia: a aura de afetação pretenciosa que parecia ser o ingrediente básico de muitos livros e blogs dedicados à alimentação saudável. Receitas com especiarias caras, ingredientes difíceis de serem encontrados, métodos demorados e utensílios demais e muito específicos, como um fatiador de abacate, por exemplo. Para eles era “muita frescura e pouca praticidade”, o que pode afastar muita gente da ideia de se alimentar melhor, além de se criar estereótipos e preconceitos nada saudáveis.

Nascia então o blog Thug Kitchen, com uma linguagem direta, escrachada, recheada de gírias, apresentando receitas para pessoas “reais”, que cozinham em cozinhas reais, e que não têm muito tempo a perder.

O livro “Vegano sem frescura – Comida de verdade em mais de 100 receitas”, lançado agora no Brasil pela editora Alaúde, traz as principais receitas e dicas que fizeram o sucesso do blog.

O material é prático e direto, voltado tanto a iniciantes, como aos experientes. E já começa fornecendo uma lista de utensílios e ingredientes básicos para preparar qualquer uma das cem receitas deliciosas para café da manhã, saladas, sanduíches, sopas, ensopados e sobremesas.

- Publicidade -

O livro ainda conta com as seções “Dica Esperta” e “O Basicão”, entremeadas ao longo de todo o livro, que trazem técnicas essenciais e mostram novas possibilidades de explorar os ingredientes. Pratos como o Ravióli cremoso com molho marinara caseiro, a Lasanha de cogumelo e espinafre, o Fettuccine com creme de couve-flor e ervas frescas, além das receitas do universo “tex-mex” que é característica da culinária do blog comprovam que saúde, nutrição e sabor não são nada incompatíveis.

E a receita de mesclar bom-humor escrachado, pratos práticos e muita informação de qualidade, com base em pesquisas sobre saúde e nutrição, rendeu um bom caldo de sucesso. Para se ter uma ideia, na semana seguinte à publicação nos Estados Unidos, em outubro de 2014, o livro alcançou o cobiçado 1º lugar na lista do New York Times.

- Publicidade -