- Publicidade -

Jogo da Siemens desafia usuário a criar sistema de energia alternativa

O jogador assume o papel de um gerente de energia em uma área rural, cuja tarefa é contribuir para o crescimento de uma cidade

A Siemens acaba de lançar um jogo online que desafia o usuário a projetar um sistema de energia sustentável para uma cidade. Sem custos, o jogo de simulação Power Matrix busca esclarecer os mecanismos e as regras do mercado energético, bem como fornecer a percepção da interação entre diferentes tipos de geração de energia.

- Publicidade -

Disponível em inglês, o Power Matrix é destinado, principalmente, ao público em geral e que tenha interesse sobre o assunto. O jogador assume o papel de um gerente de energia numa área rural, cuja tarefa é contribuir para o crescimento de uma cidade criando um mix energético inteligente e fornecendo um suprimento estável de energia. As possíveis fontes de energia incluem tanto as tecnologias convencionais quanto as renováveis, como eólica e solar. Quanto melhor for a combinação, mais rápido crescerá a cidade.

Também é possível ganhar pontos de bonificação investindo em pesquisa e desenvolvimento, por exemplo. No entanto, é necessário acompanhar a verba disponível para assegurar o uso sustentável e eficiente dos recursos. 

"A atual geração e distribuição de energia dependem de um grande número de variáveis imediatamente interdependentes. Criamos um jogo de fácil compreensão e que retrata o mercado energético do futuro”, é como Jan-Peter Schwartz, Vice Presidente Corporativo de Comunicações do Setor Siemens Energy, explica a ideia do jogo.

Power Matrix explica as correlações e processos das variáveis individuais envolvidas na economia energética com a ajuda de jogos de simulação e estratégia que têm um apelo universal, ou seja, não são só cenários de um jogo. O jogo online é baseado em uma visão idealizada e simplificada da realidade e foi desenvolvido com a colaboração de especialistas das áreas de jogos, estratégia empresarial e engenharia. Ele fornece descrições gerais de tecnologias e possibilidades técnicas para produtos e soluções no campo da economia energética. 

- Publicidade -

"Quando estávamos desenvolvendo o jogo, ficamos muito envolvidos em criar um cenário que se mantivesse fiel aos detalhes e da maneira mais realista possível, o que possibilita aos jogadores experimentarem a influência imediata das mudanças nas condições climáticas na performance dos renováveis, por exemplo”, diz Thorsten Uhlendorff, Chefe de Comunicações Online, e responsável pelo Jogo Power Matrix no Setor Siemens Energy. Para jogar e testar gratuitamente as habilidades como gerente de energia, basta acessar o site.  

Power Matrix é um jogo online que pode ser disputado sem a necessidade de downloads ou plug-ins. Ele suporta os seguintes navegadores: Internet Explorer 7, 8, 9; Firefox 8, 9, 10; Chrome 15, 16, 17; Safari 5.0, 5.01, 5.1. 

- Publicidade -