Inicio Meio Ambiente Izabella Teixeira ganha “Troféu Cara de Pau” por falta de compromisso contra desmatamento

Meio Ambiente

Izabella Teixeira ganha “Troféu Cara de Pau” por falta de compromisso contra desmatamento

A ação foi um protesto pela falta de comprometimento do governo brasileiro em acabar com o desmatamento ilegal.

9 de dezembro de 2015 • Atualizado às 10 : 30

Os ativistas cobram mais empenho e fiscalização para que as florestas sejam realmente protegidas. | Foto: Reprodução/Engajamundo

Izabella Teixeira ganha “Troféu Cara de Pau” por falta de compromisso contra desmatamento
1.58K
0

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, foi presenteada com o “Troféu Cara de Pau” nesta semana. A ação foi idealizada pelo movimento Engajamundo, como forma de protesto pela falta de comprometimento do governo brasileiro em acabar com o desmatamento ilegal.

A entrega foi feita em Paris, durante um evento na embaixada do Brasil na França, para a assinatura do “Compromisso Ilegal Zero”. Autoridades de todo o mundo estão reunidas na capital francesa para a 21ª Conferência das Partes. O evento, promovido pela ONU, tem como intuito traçar metas globais para combater as mudanças climáticas. No entanto, o que os ativistas alegam é que, teoricamente, este compromisso já havia sido assumido pelo Brasil anteriormente e não foi cumprido, por isso a entrega de um troféu “Cara de Pau”.

Foto: André D'Elia

Foto: André D’Elia

O protesto foi uma das formas encontradas para cobrar mais empenho e fiscalização para que as florestas sejam realmente protegidas. Segundo as metas estabelecidas anteriormente pelo Brasil, dentro dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o desmatamento ilegal deveria acabar até 2020. O prazo e a meta são possíveis e um artigo publicado pelo pesquisador Beto Veríssimo, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, explica como isso é possível e quais são os caminhos para que a meta seja alcançada.

Segundo a equipe do Engajamundo que fez a entrega pessoalmente à Izabella Teixeira, a ministra foi humilde e reafirmou o seu compromisso, dizendo que, se depender dela, não tem mais desmatamento.

Redação CicloVivo

(1584)

logo
Fechar
Abrir
logo