Inicio Arquitetura & Design Holandeses criam casa totalmente comestível

Arquitetura & Design

Holandeses criam casa totalmente comestível

Esta é mais uma ideia para quem quer cultivar alimentos em ambiente urbano e não tem muito espaço.

31 de agosto de 2016 • Atualizado às 10 : 36

A Eathouse usa o cultivo tradicional, ou seja, os alimentos são plantados em terra e não pelo sistema de hidroponia. | Foto: Divulgação

Holandeses criam casa totalmente comestível
7.17K
0

A Eathouse, como o nome já diz, é uma casa planejada para ser comida. Diferente do conto de fadas, em que a casa é feita de doces, essa versão atual é totalmente saudável e produz diversos tipos de vegetais, ervas e frutas. A criação é do escritório holandês Atelier GRAS! e foi destaque em festvais europeus de arquitetura e jardinagem.

Em entrevista ao site britânico e-architect, os arquitetos responsáveis pelo projeto explicaram que, apesar de não ser uma casa habitável (isso não significa que ela não possa funcionar como um abrigo), esta é mais uma ideia para quem quer cultivar alimentos em ambiente urbano e não tem muito espaço.

No projeto original, os arquitetos contaram com o apoio de especialistas em jardinagem, para que toda a estrutura permitisse que as plantas tivessem condições ideais para se desenvolverem plenamente. O resultado foi o cultivo de 65 espécies entre vegetais, frutas e ervas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A estrutura é totalmente modular e pode ser adaptada dependendo das condições climáticas ou necessidade própria. Basicamente, o que eles usaram foi uma estrutura base semelhante a andaimes, onde estão alocadas caixas plásticas que servem como camas para o plantio.

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

A Eathouse usa o cultivo tradicional, ou seja, os alimentos são plantados em terra e não pelo sistema de hidroponia. No entanto, a rega é o maior desafio. Os arquitetos acreditam que qualquer pessoa possa replicar esta ideia com facilidade, mas eles lembram que neste projeto específico, foi usado um sistema automático de rega, o item mais caro de toda a construção. Os criadores acrescentam que a automação pode ser descartada, desde que alguém faça a rega de toda a casa diariamente.

Mais do que criar uma casa inteiramente comestível, o projeto demonstra que é possível criar paredes ou telhados plantáveis em quase todos os lugares. Isso ajuda a produzir alimentos localmente, diminuindo o impacto gerado pela cadeia.

Clique aqui para mais detalhes.

Redação CicloVivo

(7174)

logo
Fechar
Abrir
logo