Inicio Desenvolvimento Florianópolis ganha ponto de ônibus com teto verde e energia solar

Desenvolvimento

Florianópolis ganha ponto de ônibus com teto verde e energia solar

A ideia pode ser adaptada e simplificada para a realidade do município.

7 de dezembro de 2015 • Atualizado às 15 : 51

Com a tecnologia será possível até carregar o celular enquanto espera o ônibus. | Foto: Acif/Divulgação

Florianópolis ganha ponto de ônibus com teto verde e energia solar
9.07K
0

Uma estrutura 100% reciclável, com placas fotovoltaicas e telhado verde irrigado com água da chuva. É possível imaginar que estamos falando de uma parada de ônibus? Pois foi isso que um grupo projetou em Florianópolis, capital de Santa Catarina, para abrigar as pessoas que esperam o ônibus em uma das vias da cidade.

A irrigação da cobertura pelo reuso de água da chuva ajuda a reduzir as ilhas de calor – além de ser um filtro natural de poluição. Já a geração de energia, por meio de placas fotovoltaicas, permite o funcionamento da irrigação do teto verde, o carregamento de celulares via USB e a iluminação do ambiente que é feita por lâmpadas de LED.

A estrutura feita em aço tem bancos feitos com chapas de madeira plástica. Foi destinado um espaço para facilitar a acessibilidade dos cadeirantes e ainda estão previstas a instalação de um bicicletário e um painel para fornecer informações das linhas de ônibus que passam pela parada.

O novo modelo de ponto de ônibus foi desenvolvido pelo Núcleo de Paisagismo ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis). A coordenadora do núcleo, Maria Cecília Guinle, explica que o espaço é resultado de vários estudos sobre abrigos de ônibus pelo mundo. “Reunimos modelos instalados em grandes cidades como Amsterdã, Paris, Boston, Califórnia, Miami e outras aqui do Brasil, e buscamos mesclar as coisas interessantes de cada uma para montar um lugar em que o usuário tenha conforto e comodidade enquanto espera pelo transporte”.

Para Maria Cecília, o abrigo pode servir de modelo para a cidade. “Fizemos um projeto completo, mas é uma ideia que pode ser adaptada e simplificada para a realidade do município. A intenção é mostrar que é possível deixar menos desgastante e mais interessante a espera pelo ônibus”, completa.

Para o presidente da ACIF, Sander DeMira, a mobilidade em Florianópolis só vai melhorar se houver investimentos em transporte coletivo de qualidade, para que o usuário perceba que vale a pena deixar o carro em casa. “É uma soma. A cidade precisa oferecer bons modais e integrados, e as pessoas também precisam mudar seus hábitos”, diz.

A Prefeitura cedeu o espaço para instalação do protótipo, que será inaugurado na próxima terça-feira (8) na Agronômica (na Rua Rui Barbosa sentido Centro).

Confira as imagens do projeto:

paradabusacif paradabusacif2 paradabusacif3 paradabusacif4

Redação CicloVivo

(9065)

logo
Fechar
Abrir
logo