- Publicidade -

Família usa piscina para produzir todos os alimentos que consome

A ideia surgiu por acaso, para reaproveitar uma piscina abandonada.

O Garden Pool é um sistema de cultivo dentro de piscina. A ideia surgiu por acaso, quando o casal Danielle e Dennis McClung comprou uma casa em Mesa, no Arizona – EUA, e a piscina da residência estava abandonada. Ao invés de gastar dinheiro com a reforma, eles decidiram transformam o buraco em uma espécie de horta.

- Publicidade -

Desde 2009 a família tem investido no projeto. Após muitas pesquisas e trabalho árduo, a ideia deu tão certo que já é replicada em outros estados e até países, através de um manual criado pelos McClung. O mais interessante é que a produção está instalada em uma área desértica do país, que recebe pouco mais de nove centímetros de chuva ao ano.

O espaço, que antes era ocupado pela piscina, ganhou uma cobertura e, externamente, se assemelha a uma estufa. Internamente, ela é muito mais do que isso. O buraco se tornou um verdadeiro ecossistema de circuito fechado, onde é possível produzir praticamente todos os itens necessários para abastecer uma família de cinco pessoas.

O Garden Pool produz desde brócolis até peixes. Foi necessário um ano desde o início do plantio para que o sistema fornecesse o suficiente para reduzir em três quartos os gastos da família norte-americana. Em cinco anos a ideia já havia se espalhado e o conceito fez surgir uma organização sem fins lucrativos para alcançar ainda mais pessoas.

- Publicidade -

No vídeo de apresentação do projeto, Denis McClung explicou como a Garden Pool funciona. No lugar do solo, as plantas crescem em camas de argila ou pó de coco. Assim, o excesso da umidade pinga no pequeno lago abaixo, onde estão as tilápias. Este modelo faz com que a quantidade de água necessária para o abastecimento seja muito pequena e, ainda assim, o jardim conta com captação da água da chuva.

O sistema fornece frutas, verduras, legumes, peixe, frango, leite de cabra entre outras coisas. Aliás, são as galinhas as responsáveis por fertilizar o cultivo. As fezes caem através de uma malha de arame e ficam armazenadas na piscina, nutrindo as algas, que servem de alimento para as tilápias. O excremento dos peixes é rico em nitrogênio e essa água é canalizada para abastecer o sistema de hidroponia.

McClung explica que a ideia inicial era apenas encontrar uma maneira de proporcionar hábitos mais saudáveis para a sua família. No entanto, o resultado foi muito além. A Garden Pool é a prova de que é possível produzir de maneira eficiente em espaços pequenos, de maneira que quase todos os itens necessários para a sobrevivência estejam sempre ao alcance de seu quintal.

- Publicidade -