- Publicidade -

Estúdio alemão reaproveita gavetas para construir móveis

Reutilizar o material permite criar peças únicas e personalizadas.

Imagine criar móveis customizados a partir de gavetas usadas. É essa a proposta do projeto “1000 gavetas” do estúdio de design alemão Entwurf-Direkt. Reaproveitando o material, a empresa é capaz de fabricar os mais diversos e criativos mobiliários.

- Publicidade -

Além de sustentável, reutilizar gavetas permite ao estúdio criar peças únicas e personalizadas para cada um dos clientes. Com a técnica foi possível, por exemplo, criar uma mesa com troncos de árvores que seriam descartados. A peça tomou forma em apenas dois dias e foi exposta em Portland, Oregon (EUA). Da mesma maneira, uma série de móveis de cozinha foi construída com madeiras que serviam como pisos de vagões antigos.

Criado em 2001, o estúdio nasceu como um ambiente que abriga loja, evento e arte local. A ideia é que ele pudesse ser usado tanto como um espaço artístico quanto uma loja aberta ao público – onde aconteceria exposições, ciclo de palestras, debates e outros eventos.

- Publicidade -

“Quando começamos nosso projeto partimos com a ideia em mente que transformaríamos mil gavetas. De longe já ultrapassamos esse objetivo, no entanto, continuamos chamando pelo mesmo nome como uma referência”, afirma os criadores do projeto no site.

- Publicidade -

Montar novos formatos, encaixar diferentes tamanhos e cores. A criatividade é o principal ingrediente para o sucesso do projeto. “Nosso desejo é reviver a própria beleza das coisas. Nós sempre fomos fascinados por todas as coisas usadas ou descartadas, em particular, as velhas gavetas”.

Redação CicloVivo