- Publicidade -

Casas de adobe estão entre as opções de construção com o menor impacto possível. No entanto, todo o processo costuma ser feito de forma manual. Para facilitar e ajudar a tornar essas construções mais eficientes, a empresa italiana World’s Advanced Saving Project (WASP) criou uma impressora 3D em adobe.

- Publicidade -

A máquina tem como matéria-prima barro e palha. Assim como nas construções tradicionais, esses são os itens básicos para imprimir rapidamente uma casa sustentável.

- Publicidade -

A primeira construção do adobe 3D foi feita na comunidade de Shamballa, em Massa Lombarda, na Itália. A WASP usou materiais do próprio local e convidou os moradores para participarem e ajudarem na construção, realizada em março de 2017.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Este foi o primeiro teste real da impressora. O funcionamento do sistema é simples. Com a ajuda de uma espécie de betoneira, o barro e a palha são misturados até chegarem na textura ideal para a construção. Depois disso, o material é direcionado a um aplicador gigante, semelhante aos usados em confeitarias, que vai dispondo a massa no formato desejado até que a casa tome forma.

- Publicidade -

Veja a impressora, que possui 12 metros de altura, em ação:

Redação CicloVivo