Inicio Arquitetura & Design Ecovila em SP oferece curso de bioconstrução

Arquitetura & Design

Ecovila em SP oferece curso de bioconstrução

A oficina vai apresentar as principais técnicas de construção que não agridem o meio ambiente.

7 de julho de 2016 • Atualizado às 21 : 14
Ecovila em SP oferece curso de bioconstrução

Na parte prática, os participantes vão aprender a erguer uma parede de pau a pique do zero. | Foto: Divulgação

13.94K
0

Morar em uma casa sustentável tem se tornado o desejo de cada vez mais gente. A Oficina de Bioconstrução, realizada na Ecovila Clareando, vai apresentar as principais técnicas de construção que não agridem o meio ambiente.

Na parte prática, os participantes vão aprender a erguer uma parede de pau a pique do zero. “Queremos mostrar que é possível as pessoas construírem as próprias casas”, diz o bioconstrutor Angelo Negri, morador da Ecovila e um dos idealizadores da oficina ao lado do engenheiro Fábio Lima.

A técnica de pau a pique, também chamada de taipa de mão, consiste no entrelaçamento de madeiras verticais fixadas no solo, com vigas horizontais, geralmente de bambu amarradas entre si por cipós, dando origem a um painel perfurado que, após preenchido com barro, transforma-se em uma parede. Os participantes vão fazer todas as etapas do processo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma das grandes vantagens das técnicas de bioconstrução, além do baixo impacto ambiental, é o conforto térmico. Nos dias de calor, o interior fica sempre fresco. E nos dias frios, fica quentinho. As outras técnicas que serão explicadas são: adobe, superadobe e cordwood.

Na parte final do curso, os participantes aprenderão sobre o melhor lugar para se erguer uma casa dentro do terreno do ponto de vista técnico e ambiental.

Sobre os oficineiros

Angelo Negri é morador da Ecovila Clareando e bioconstrutor. Ele construiu a própria casa de 120 metros quadrados. O projeto ganhou o prêmio Planeta Casa em 2012 de melhor projeto arquitetônico.

Fábio Lima é morador da Ecovila Clareando, engenheiro civil, especializado em estruturas e agora dedica-se à bioconstrução.

Sobre a Ecovila Clareando

A Ecovila Clareando reúne pessoas com um mesmo objetivo: viver em harmonia com a natureza, utilizando os recursos naturais de forma sustentável. Com 23 hectares, sendo dois de mata nativa, quatro nascentes recuperadas, ela está a apenas uma hora e meia de carro da cidade de São Paulo.

Serviço

Oficina de Bioconstrução na Ecovila

Quando: 23 e 24 de julho (sábado e domingo)

Onde: Ecovila Clareando, Piracaia – SP

Investimento: R$ 270 (inclui hospedagem e alimentação)

Oficineiros: os bioconstrutores Angelo Negri (vencedor do prêmio Planeta Casa de melhor projeto arquitônico) e Fabio Lima

Inscrições: [email protected]

Mais informações aqui.

(13938)

logo
Fechar
Abrir
logo