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Curitiba instala sistema para transportar bicicletas em ônibus municipais

A partir de agora, as reformas e ampliações de terminais deverão contemplar a implantação de bicicletários.

15 de junho de 2016 • Atualizado às 10 : 14

O ônibus em que será possível embarcar com a bicicleta está identificado, na frente, por um adesivo com o pictograma da bicicleta. | Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Curitiba instala sistema para transportar bicicletas em ônibus municipais
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Os ciclistas de Curitiba agora podem embarcar com a bicicleta em ônibus. O primeiro teste está sendo feito com um veículo na linha Centenário/Campo Comprido. A experiência conta com o biarticulado DE 710, adaptado para transportar com segurança duas bicicletas e, se aprovada, será expandida para outras linhas.

A ideia, explicou o prefeito, é fortalecer a integração de diferentes modais de deslocamento. “É mais uma iniciativa voltada a melhorar a mobilidade e incentivar a convivência em harmonia dos usuários de diferentes modais de deslocamento”, disse ele, lembrando as várias ações já desenvolvidas pela Prefeitura voltadas a incentivar o uso da bicicleta.

No ano passado, a Urbs implantou paraciclos com um total de 228 vagas para bicicletas – entre cinco e dez vagas em cada terminal. Nesta mesma linha de facilitar a vida do ciclista, a companhia autorizou os táxis da cidade a instalar adaptadores para transporte de bicicletas. Atualmente 60 táxis estão estruturados para fazer o transporte do passageiro e da bicicleta.

Outro fator de incentivo à integração da bicicleta com o transporte coletivo foi a definição de que, a partir de agora, sempre que houver reforma e ampliação de terminais, o projeto deverá contemplar a implantação de bicicletários no espaço interno. A instalação dessas estruturas só pode ser feita quando houver ampliação do espaço interno dos terminais uma vez que não podem ser instaladas em área de operação dos ônibus.

Funcionamento

A adaptação do ônibus foi feita pela Urbs no espaço próximo à porta 5, onde as bicicletas ficarão instaladas na posição vertical, presas por cintos de segurança. O ciclista será responsável por prender sua bicicleta de forma a que não represente perigo para os demais usuários durante o deslocamento do ônibus.

O embarque será restrito, inicialmente, aos terminais do eixo leste/oeste – Campo Comprido; Campina do Siqueira; Capão da Imbuia; Vila Oficinas e Centenário; e também na estação tubo da Praça Rui Barbosa, sem restrição de horários.

O ônibus em que será possível embarcar com a bicicleta está identificado, na frente, por um adesivo com o pictograma da bicicleta. Na lateral, próximo a porta de embarque há adesivos indicando os horários e terminais de acesso e, internamente, instruções sobre como colocar a bicicleta corretamente no espaço que lhe é reservado.

O espaço para instalação de bicicleta ficou restrito à porta 5 para maior segurança de cadeirantes e pessoas com deficiência que têm espaços exclusivos e/ou prioritários a partir da porta 3. Os biarticulados têm cinco portas, distribuídas entre as três carrocerias unidas por duas articulações (sanfonas).

A linha Centenário/Campo Comprido tem 21 quilômetros de extensão e transporta, por dia, em média, em torno de 110 mil passageiros.

Da Prefeitura de Curitiba

 

 

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