- Publicidade -

Crianças que não comem carne têm melhor desempenho na escola

Dieta vegetariana tem fundamental importância para o comportamento, aumento das notas e concentração dos alunos.

Um experimento realizado na escola pública Active Learning Elementary School, em Nova Iorque, comprovou que as crianças que deixam de comer carne tiram notas mais altas, têm melhor comportamento e menor déficit de atenção. O teste teve início em maio, quando a carne foi retirada do cardápio do refeitório da escola, o qual atende, diariamente, a cerca de 400 alunos matriculados.

- Publicidade -

Nos primeiros dias, boa parte das crianças demonstrou resistência à dieta livre de insumos animais, entretanto, a maioria dos pais aprovou o projeto de imediato. Mesmo erguendo a bandeira do vegetarianismo, a escola não proibiu os alunos de levarem seus lanches e refeições com carne, mas 90% dos alunos aderiram à proposta da instituição.

A escola nova-iorquina é a primeira dos EUA a retirar por completo a carne do cardápio da cantina, substituindo o recurso animal por ingredientes mais saudáveis e leves, como tofu, batatas e cereais integrais – como o feijão e o milho, que agregam nutrientes relevantes à dieta.

No início do projeto vegetariano, os efeitos positivos já eram previstos por especialistas em alimentação do país. “Sabemos que, quando os alunos adotam uma dieta saudável, são capazes de se concentrar mais. O sistema imunológico vai ficando mais forte, por isso, adoecem menos, frequentam mais as aulas e aumentam a capacidade de se concentrar – ou seja, assimilam melhor”, contou Amie Hamlin, diretora executiva da New York Coalition for Healthy School Food.

De acordo com os idealizadores do projeto, um dos objetivos da ação é fazer com que as crianças incentivem suas famílias a adotarem um regime mais saudável e livre de insumos animais. Os estudantes recebem acompanhamentos e orientação sobre hábitos alimentares, por meio de aulas semanais de nutrição. A conscientização também se estende aos responsáveis pelos alunos, que participam de oficinas sobre culinária vegetariana e pratos saudáveis.

- Publicidade -

Segundo o site português Greensavers, a Active Learning Elementary School também informou que reduziu em 2% o índice de obesidade entre os alunos, considerando que a cidade de Nova Iorque concentra altos níveis de obesidade entre a sua população.

Redação CicloVivo

- Publicidade -