- Publicidade -

Ter uma horta orgânica, além de ser uma atividade relaxante, representa qualidade de vida, tanto pelo envolvimento com a natureza quanto pela experiência de colocar a mão na terra para consumir o próprio alimento orgânico e fresco produzido em casa.

- Publicidade -

Muitas pessoas deixam de viver esse sonho por falta de conhecimento, pois acreditam que para ter um plantio orgânico é preciso muito tempo, dinheiro ou espaço.

Mas, é possível plantar alimentos sem gastar muito e sem tanto trabalho.

As vantagens de aprender como fazer uma horta orgânica em casa

Hortas orgânicas podem ser muito vantajosas por serem facilmente maleáveis, ou seja, elas podem ser construídas em qualquer lugar e ao contrário do que muitas pessoas pensam, não necessitam de grande dedicação no dia-a-dia.

- Publicidade -

Cultivar uma pequena horta orgânica em apartamento, por exemplo, é um excelente hobby a ser praticado com crianças, unindo hábitos alimentares mais saudáveis à práticas que estimulam a qualidade de vida.

Uma das grandes vantagens em ter sua própria horta orgânica é ter a certeza de que os frutos, ervas e folhas colhidos são realmente orgânicos e ricos em nutrientes, ao contrário de alimentos processados e industrializados que carregam em sua composição inúmeros ingredientes químicos, levando a perda de parte do seu valor nutritivo.

Outra vantagem é a possibilidade de criar um ambiente agradável e bonito dentro de casa, transformando qualquer pequeno espaço – como uma cozinha ou varanda por exemplo -, em uma horta orgânica.

- Publicidade -

Como fazer uma horta orgânica

Você já se questionou como fazer uma horta orgânica? É mais simples do que muitos pensam. Ela pode ser feita em um vaso e até mesmo em garrafas recicladas, organizadas em uma horta vertical que pode aproveitar o espaço ocioso. A ideia principal é que, independente do espaço disponível, qualquer pessoa possa fazer horta orgânica em casa, seja ela em um jardim ou numa sacada de apartamento.

Escolha do local

O primeiro passo para ter uma horta orgânica é escolher onde ela ficará. O local deverá receber luz solar sempre que possível, aproximadamente 5 ou 6 horas por dia, além de estar protegido contra o vento e em um local de fácil acesso. Em espaços abertos é possível utilizar telas de sombrite para combater o sol em excesso, ou até mesmo instalar sua horta em consórcio com outras espécies maiores, como arbustos e árvores, que sirvam de barreira contra o vento e sol excessivos.

Localização do sol

Para montar a horta em canteiros, recomenda-se optar por espaços que sejam contemplados pelo sol poente, para que as plantas consigam aproveitar melhor a luz solar, ou seja, direcionar os canteiros no sentido Norte – Sul é uma ótima estratégia para otimizar a luz natural, dentre outras técnicas de otimização que ensino no curso Horta Já. É fundamental saber que cada planta possui uma necessidade específica de luz, o que deve ser considerado durante o planejando de sua horta orgânica.

Saiba onde plantar

O segundo passo é escolher o(s) espaço(os) disponível(eis). É preciso ter em mente como se pretende cultivar as diferentes espécies. Ao optar por plantar diretamente no solo, é necessário estar atento à organização dos canteiros e também se o solo estará sustentado de alguma maneira. Utilizar blocos, tijolos, pneus, ou qualquer outro material que a criatividade permitir, ao redor dos canteiros é uma alternativa para combater a erosão.

Uma alternativa para garantir o bom desenvolvimento das plantas é utilizar sementeiras que podem ser feitas até mesmo de isopor para cultivar suas mudas, e após o desenvolvimento de folhas definitivas, realizar o transplante para o solo. O transplante de mudas garante melhor aproveitamento das sementes ao mesmo tempo em que fortalece as plantas para se desenvolverem de acordo com o esperado.

Para montar uma horta orgânica dentro de casa ou em espaços menores, é necessário pensar no uso de recipientes práticos e adaptáveis ao seu espaço. Vasos e jardineiras são uma boa opção para decorar o ambiente e montar uma boa horta orgânica. Jardineiras tendem a ser mais compridas, oferecendo liberdade para montar uma horta orgânica de hortaliças, por exemplo, já os vasos separados são viáveis para quem pretende cultivar espécies diferentes e organizá-las em diferentes locais. A grande vantagem de vasos ou jardineiras em relação à canteiros fixos é que é possível montar ambientes altamente decorativos, transformando uma parede qualquer em uma horta vertical, por exemplo.

Foto: iStock by GettyImages
Foto: iStock by GettyImages

Solo

Preparar o solo é o terceiro passo para quem quer aprender como fazer uma horta orgânica em casa, pois é por meio dele que a planta receberá seus nutrientes. O solo deve ser fértil e “fofo” (na densidade adequada) para que a entrada de nutrientes coincida com o crescimento do sistema radicular e sua nutrição. Além da nutrição, existe a preocupação com irrigação do solo, que deve manter-se úmido, mas nunca encharcado, para que não ocorra a proliferação de fungos ou bactérias.

O solo para produzir em vasos, muito conhecido como substrato, deve ser preparado e ter tido a adubação orgânica correta.

O pH do solo também é um fator de extrema importância. Estudos indicam que a faixa ideal de pH para hortaliças está entre 5,5 e 6,5, esses valores podem ser atingidos e controlados por meio da adição de nutrientes ao solo. Recomenda-se que a adubação orgânica pré-plantio, seja realizada entre os meses de setembro a março, quando o clima está mais quente e úmido, favorecendo assim, a absorção dos nutrientes.

Já para a manutenção nutricional do solo, é possível utilizar diversos adubos orgânicos feitos com o próprio lixo orgânico. Cascas de ovos são uma excelente fonte de Cálcio e oferecem uma boa cobertura ao solo. Aos poucos vai-se aprendendo a utilizar toda a matéria orgânica disponível como adubo orgânico, o que recomendo é que utilizem a adubação orgânica de forma sistêmica a depender da cultura produzida, como por exemplo, o uso do Bokashi, um adubo rico em diversos nutrientes e totalmente orgânico que pode ser feito com ingredientes caseiros, como casca de ovos, borra de café, húmus e etc.

Cuidados e tratos culturais

O quarto passo para quem pretende aprender como fazer uma horta orgânica em casa é entender que os tratos culturais para uma horta orgânica podem variar de acordo com o tipo de plantação, o que envolve o espaço, as espécies plantadas e fatores como irrigação e iluminação. No entanto, o cuidado essencial é estar sempre atento ao nível de umidade do solo, controlando-o com cobertura seca (substrato, areia, húmus, matéria orgânica) ou por meio de um sistema de irrigação por gotejamento, dentre várias outras técnicas de irrigação automatizadas e de otimização que ensino no curso Horta Já.

Durante o desenvolvimento das plantas, é preciso capinar o solo e retirar ervas daninhas que competem por nutrientes. Para algumas espécies, caso seja necessário, é indicado realizar o tutoramento do crescimento das plantas, para que essas não cresçam sem um direcionamento. Aprender como fazer uma horta orgânica em apartamentos é uma atividade mais simples e de menor escala, é possível realizar todo o cuidado diário dispensando o uso de ferramentas complexas e cara, sendo que você pode otimizar as ferramentas que possui em casa para manusear sua horta, por exemplo, utilizando colheres antigas como pá.

Controle de pragas e doenças

Quando se pensar em produzir orgânico, é indispensável que seja feita tanto a prevenção, quanto o controle de pragas, pois se você esperar a praga aparecer para tentar controlá-la pode já ser tarde demais. Dito isso, o quinto passo para quem quer aprender como fazer uma horta orgânica em casa é fazer a prevenção e controle de pragas, sendo que existem diversas formas de controlar pragas na horta orgânica e a maioria delas envolve receitas bastante simples e com ingredientes acessíveis.

No Horta já, separei um módulo só para ensinar a metodologia, do início ao fim, do controle de pragas que utilizo em minhas consultorias particulares, dentre várias técnicas extremamente eficientes e que diminuem o custo da horta orgânica, tanto que recomendo elas até mesmo para produções convencionais para diminuir o gasto com produtos químicos que, além de destruir o solo, deixam a planta mais “fraca”.

As principais pragas encontradas em hortas, tanto em vasos quanto em ambientes maiores, são pulgões, lagartas e lesmas. Um inseticida natural muito utilizado e eficiente é o óleo de Neem, ideal para o combate de insetos em sua fase larval. Veja este artigo sobre controle de pragas.

Foto: iStock by Getty Images
Foto: iStock by Getty Images

Cultivos adaptáveis

Entre os alimentos que são de fácil cultivo, a maioria pertence ao cardápio do brasileiro, como por exemplo a alface, o almeirão, a couve, a cebolinha, o manjericão, a salsa, a hortelã, a cenoura, o alho e até mesmo frutas como a pitaya. Ao produtor cabe apenas oferecer o básico para que a planta se desenvolva com vigor: água, luz e um solo saudável. Mas lembre-se, um passo importante antes de cultivar uma espécie é a pesquisa.

Aprender o básico sobre o cultivo das espécies antes de iniciar sua horta orgânica permite melhor compreender quais as necessidades específicas de cada espécie para seu bom desenvolvimento.

Valorize sua horta orgânica e tenha sempre os melhores alimentos

O sexto e último passo, mas não menos importante, é preciso decidir o posicionamento das plantas de modo a aproveitar seu espaço da melhor maneira possível. Para isso, recomendo pesquisar antecipadamente qual o espaçamento e o tamanho das covas requeridos por cada espécie, bem como a luminosidade adequada para o bom desenvolvimento de cada uma delas.

Consumir alimentos orgânicos é saudável para você e sustentável para o mundo. Ao cultivar vegetais orgânicos, você estará optando pela certeza de uma alimentação livre de intervenções químicas e rica em sabor e nutrientes.

Para mais informações, clique aqui e baixe gratuitamente o e-book com todas as dicas.

DESCRICAO_AUTOR_THIAGO_TADEU_CAMPOS