- Publicidade -

Ciclistas colam adesivos “Eu estacionei na ciclovia” em carros no Canadá

Em São Paulo, foi criada a versão brasileira do adesivo pelo coletivo “A batata precisa de você”.

Uma dupla de ciclistas encontrou uma maneira para protestar contra os motoristas que estacionam nas vagas reservadas às bicicletas em Toronto, a maior cidade do Canadá. Eles chamam atenção para esse fato imprimindo adesivos – e colando nos carros -, com os seguintes dizeres: I parked in a bike lane (Eu estacionei na ciclovia).

- Publicidade -

A ação nasceu de uma dupla de ciclistas independentes sem vínculos com empresas ou coletivos. Eles criaram um site para divulgar a iniciativa, mas não se identificam, apenas explicam que a ideia surgiu devido à frustração com o constante desrespeito aos ciclistas e a infraestrutura cicloviária da cidade.

 

Spotted! Keep 'em comin!! #iparkedinabikelane #bikeTO #bikelanes #gotcha

Uma foto publicada por #IParkedInABikeLane (@iparkedinabikelane) em

- Publicidade -

“A intenção não é causar dano ou vandalismo, e sim fazer com que os motoristas pensem duas vezes antes e talvez mudem suas atitudes. Estacionamento e condução em ciclovias não são apenas ações imprudentes e egoístas, mas também extremamente perigoso, especialmente para os ciclistas que não estão acostumados com tráfego das vias”, explica a dupla. Algumas ações são registradas no Instagram, veja aqui

Por meio do #IParkedInABikeLane, os ciclistas vendem os adesivos no site, que têm uma cor verde bem chamativa. Mas, adverte que quem decide aderir ao movimento deve ter cuidado, se responsabilizar e estar ciente de que pode ser confrontado com agressões.

- Publicidade -

Em São Paulo, foi criada a versão brasileira do adesivo pelo coletivo “A batata precisa de você”, que promove a ocupação regular do Largo da Batata, em Pinheiros. Entre as atividades culturais e de lazer que tomam conta do espaço todas as sextas-feiras, já foram distribuídas as etiquetas com a frase “Você estacionou numa ciclovia”.

Marcia Sousa – Redação CicloVivo