- Publicidade -

Califórnia pode banir carros a gasolina e diesel até 2030

A Califórnia tem como meta reduzir as emissões de carbono em 80% até 2050

O CicloVivo está perdendo a conta de quantas cidades estão se comprometendo em favor da redução de emissões poluentes no transporte. A última delas foi anunciada por Mary Nichols, presidente do Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia, que confirmou o interesse do governador Jerry Brown em proibir veículos movidos a gasolina e diesel.

- Publicidade -

A afirmação foi dada em entrevista ao Bloomberg na semana passada. “O governador certamente indicou interesse em saber porque a China pode fazer isso e não a Califórnia”, afirmou Mary referindo-se ao anúncio recente do país em programar a eliminação da venda de carros movidos a combustível fóssil.

Atualmente, a Califórnia tem como meta reduzir as emissões de carbono em 80% até 2050. Sobre a proibição dos carro, não há uma data precisa, mas Mary afirma que 2030 não está “fora de questão”.

“Há pessoas que acreditam, incluindo quem trabalha para mim, que você poderia parar todas as vendas de novos carros até 2030. Algumas pessoas dizem 2035, algumas pessoas dizem 2040”, diz ela. Hoje há pouco mais de 300 mil veículos elétricos nas estradas californianas e o estado está adicionando dois milhões de carros por ano.

Recentemente, França, Reino Unido e Escócia anunciaram metas para eliminar automóveis movidos a gasolina e diesel. Está cada vez mais claro para a indústria automotiva de que a era dos veículos poluidores está chegando ao fim e, mais do que nunca, é preciso se preparar.

- Publicidade -

Redação CicloVivo