- Publicidade -

BMW lança projeto de garagem solar

Além de ser capaz de produzir energia limpa, ela tem o bambu como principal matéria-prima.

Com o modelo i3 totalmente elétrico já no mercado e um carro híbrido plug-in prestes a ser lançado, a BMW apresenta também um novo conceito de garagem solar. Além de ser capaz de produzir energia limpa, ela tem o bambu como principal matéria-prima.

- Publicidade -

O conceito da garagem mescla alta tecnologia com um design que lembra os modelos característicos da tradicional montadora alemã. A estrutura é feita em carbono e bambu, sendo este o material mais utilizado. Para elevar a eficiência do sistema, o telhado foi coberto por módulos solares de vidro. Os painéis são translúcidos, muito resistentes e garantem alto rendimento energético.


Foto: Divulgação

A garagem não só garante a energia limpa, como também funciona para abastecer diretamente as baterias do carro elétrico, que pode ser conectado ao sistema e se tornar independente das redes de transmissão de eletricidade.


Foto: Divulgação

- Publicidade -

O consumidor consegue ter o controle, através de um painel, sobre toda a energia usada na recarga e ainda ter acesso a um comparativo sobre os custos da mesma quantidade proveniente da rede de transmissão. Caso a produção de energia solar for maior do que a necessidade do carro, o excedente pode ser encaminhado para uso doméstico. A BMW ainda oferece garantia de 30 anos para os modelos fabricados na Europa.

“Com o conceito da garagem solar optamos por uma abordagem holística: não só o próprio veículo é sustentável, mas também o seu fornecimento de energia”, explica Tom Alleman, responsável pelo projeto, em declaração oficial.

Redação CicloVivo

- Publicidade -