- Publicidade -

Árvore mais velha do mundo está na Suécia e tem 9550 anos

A Old Tjikko é um exemplar da espécie Picea abies, popularmente chamada de “Árvore de Natal”.

9550. Este número enorme e até difícil de ser mensurado é a idade média da árvore mais antiga do mundo, conhecida como Old Tjikko. Localizada na Suécia, a árvore foi descoberta em 2004 e estudada por um grupo de pesquisadores liderados por Leif Kullman, do departamento de meio ambiente e ecologia da Universidade de Umea.

- Publicidade -

Normalmente a idade das árvores é identificada a partir da quantidade de anéis em seu tronco. No entanto, a Old Tjikko passou por um processo diferente. Os cientistas fizeram as estimativas através de dados de Carbono-14. Este processo consiste na coleta de material orgânico nas raízes da planta.

Foto: Karl Brodowski
Foto: Karl Brodowski

A Old Tjikko é um exemplar da espécie Picea abies, popularmente chamada de “Árvore de Natal”. Apesar de ser considerada a mais antiga do mundo, a árvore que nós vemos hoje não é necessariamente a mesma que sobreviveu à Era do Gelo. Por sua capacidade de clonagem, os especialistas explicam que esta planta tem a capacidade de manter suas raízes mesmo quando o tronco parece morto. Assim, é possível que a árvore cresça novamente inúmeras vezes.

Localizada a uma altitude de 910 metros, na província sueca de Dalarna, a Old Tjikko possui quatro metros de altura. Os pesquisadores explicam que a vida útil de cada tronco é muito alta, chegando à estimativa média de 600 anos.  O pinheiro Bristleone, localizado na Califórnia, é considerado a segunda árvore mais velha do mundo, com, aproximadamente, cinco mil anos.

Redação CicloVivo

- Publicidade -