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Adolescentes que vão a pé para a escola têm notas mais altas

Jovens levados de carro ou de ônibus tem menor desempenho do que aqueles que caminham para chegar na aula

Um estudo produzido por universidades espanholas mostra que os jovens entre 13 e 18 anos que caminham para chegar às escolas têm melhor rendimento cognitivo do que os adolescentes que fazem o mesmo trajeto de carro ou de ônibus. A pesquisa, publicada neste mês, ainda comprovou que, quanto maior a caminhada, melhor o desempenho escolar.

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Os dados foram levantados com a participação de 1.700 estudantes espanhóis, sendo 808 garotos e 892 meninas, que responderam a um questionário e realizaram testes de habilidades educativas, que também mediam a capacidade e a rapidez do raciocínio, domínio de linguagem e conhecimentos matemáticos. O estudo, batizado de Avena, foi divulgado no Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, importante publicação norte-americana sobre saúde de crianças e adolescentes.

De acordo com o jornal espanhol ABC, a pesquisa concluiu que, quanto maior o tempo de caminhada, melhor o rendimento nas aulas – sendo assim, os jovens que caminham, em média, 15 minutos para chegar à escola, têm melhor rendimento do que aqueles que usam carro, ônibus ou transporte escolar. Além disso, também foi comprovado que os adolescentes que moram a poucos minutos do colégio têm desempenho pior, se comparados com os que moram mais longe.

O estudo foi desenvolvido por grupos de pesquisadores acadêmicos de Granada, Zaragoza e Madri. Além disso, o Conselho Superior de Investigações Científicas de Madri também participou da elaboração da pesquisa.

Esta não é a primeira vez que fica comprovado o melhor desempenho entre os alunos que realizam atividades físicas no caminho das escolas: neste ano, um estudo elaborado na Dinamarca mostrou que crianças que pedalam até chegar à aula têm a concentração mais aguçada.

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Redação CicloVivo