- Publicidade -

5 dicas de artesanatos feitos com canos reaproveitados

Os canos são muito versáteis, por isso oferecem diversas possibilidades de combinações para artesanatos.

Os canos são constantemente utilizados em construções e reformas e é bastante comum haver pequenas sobras. Esses resquícios podem ser transformados em novos objetos, da mesma maneira que os canos reaproveitados podem ganhar nova vida.

- Publicidade -

Os canos são muito versáteis, por isso oferecem diversas possibilidades de combinações para os mais distintos artesanatos. A criação pode variar de acordo com o diâmetro do cano. O CicloVivo separou algumas sugestões:

Suporte para notebook

Esta opção é ideal para quem usa computadores portáteis em bancadas. O suporte feito em PVC mantém o notebook inclinado, facilitando a ventilação. Para fazer um desses é necessário ter canos com diâmetro de dois centímetros, seis conectores, tinta spray e uma pequena serra. Os detalhes do passo a passo estão disponíveis no site SuperZiper.

- Publicidade -

Fotos: SuperZiper.com    

Estantes para livros

Os canos de ferro com diâmetro baixo podem ser reaproveitados conforme sugestão da designer norte-americana Stella Bleu, que os transformou em estantes para livros. A ideia dá margem a diversas opções de estéticas. Em geral, é necessário apenas fixar os canos a uma distância curta da parede, para que os livros permaneçam apoiados entre ela e o suporte.

- Publicidade -

Fotos: Stella Bleu    

Sapateira

Os canos com maior diâmetro podem ser úteis para acomodar calçados. A ideia foi publicada inicialmente no site norte-americano Apartment Therapy. Para replicá-la é necessário ter canos no mesmo diâmetro, cortados no mesmo comprimento, para permanecerem uniformes. A quantidade de “cubos” pode variar de acordo com a disponibilidade e para fixá-los basta usar uma tira de borracha.

Fotos: Apartment Therapy    

Adega

A adega pode ser feita de duas maneiras: com canos em diâmetro próximo ao das garrafas de vinho ou reaproveitando latas de alumínio. A técnica aplicada pode ser a mesma da sapateira. Para fazer uma adega menor, é possível colar os canos em formato de pirâmide, conforme mostrado na imagem abaixo.

Fotos: Planet Forward    

Flauta

Os canos de PVC podem se transformar até mesmo em instrumentos musicais. Além de serem úteis à percussão, eles podem originar flautas. A sugestão é do colombiano Mauricio Diaz, que ensina em seu site o passo a passo de um modelo baseado na flauta tradicional irlandesa Tin Whistle.

Fotos: Mauricio Diaz    

Clique aqui para ver como fazer uma cadeira de rodas para cães utilizando canos de PVC.

Redação CicloVivo