- Publicidade -

5 alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama

Além de combater o surgimento da doença, alguns alimentos colaboram com um estilo de vida mais saudável.

A campanha Outubro Rosa, divulgada por diversas instituições, ressalta a importância de conscientizar a população sobre os métodos de prevenção do câncer de mama. Para colaborar com iniciativas como essa, a Dra Daniela Gomes, nutróloga do Hospital do Coração (HCor), indica alguns alimentos que, além de atuarem na prevenção da doença, ajudam a compor uma alimentação mais saudável. “Manter uma dieta equilibrada é importante não só para prevenir o desenvolvimento da doença, mas também para evitar diversos outros problemas de saúde”, lembra a profissional.

- Publicidade -

Uva

Foto: iStock by Getty Images
Foto: iStock by Getty Images

Entre as dicas da nutróloga do HCor, a primeira é o consumo de uvas.  Estudos apontam que a substância ajuda a metabolizar e excretar substâncias cancerígenas, além de contribuir com processos que inibem a propagação de células cancerígenas. “O nutriente ainda tem ação antioxidante, o que já ajuda a minimizar o estresse oxidativo do câncer”, acrescenta a nutróloga do HCor.

Frutas vermelhas

Foto: iStock by Getty Images
Foto: iStock by Getty Images

Alimentos como morangos, cerejas, framboesa e amora, por exemplo, são ricos em fitonutrientes conhecidos como antocianinas. Segundo estudos recentes, essas substâncias podem atuar retardando o crescimento de células pré-malignas e evitando o surgimento de vasos que podem dar origem a tumores. Em função dessas características, uma pesquisa publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry apontou que as frutas vermelhas podem reduzir não só o risco de câncer de mama, mas também de boca, cólon e próstata. “As frutas vermelhas ainda contêm grande quantidade de vitamina C. Isso também fortalece o sistema imunológico e pode auxiliar na síntese de colágeno”, acrescenta.

- Publicidade -

Grãos

Foto: iStock by Getty Images

Alguns estudos sugerem que alimentos como lentilha, feijão e ervilhas podem atuar na invasão das células cancerígenas em tecidos adjacentes da mama. Além de ter alto valor nutricional, já que contém ferro, cálcio, vitaminas, sais minerais, proteínas e baixo teor de gordura, eles também são uma rica fonte de fibras. “Por isso, ajudam a controlar as taxas de gordura e glicemia no sangue, o que também auxilia a prevenção de doenças digestivas e cardiovasculares”, diz a nutróloga.

Temperos

- Publicidade -
Foto: iStock by Getty Images

Temperos como curry e pimenta preta possuem antiantioxidantes conhecidos como polifenóis. Recentemente, uma pesquisa norte-americana divulgou que a ação dessas substâncias no organismo pode ajudar na diminuição de células cancerígenas sem afetar células saudáveis da mama. “Esse efeito pode ser provocado pela ação anti-inflamatória desses antiantioxidantes”, avalia a Dra Daniela.

Azeite de Oliva

Foto: iStock by Getty Images

Estudos trabalham com a hipótese de que o azeite de oliva poderia modificar o gene cancerígeno que causa dano celular e aparece em cerca de 25% a 30% dos casos de câncer de mama. Além disso, este alimento é outro grande aliado da saúde do coração, já que aumenta o colesterol bom e possui antioxidantes que combatem os radicais livres, o que ajuda na prevenção de doenças degenerativas como as cardíacas. “A dica é ingerir uma colher de chá de azeite extra virgem por dia como tempero para salada ou como acompanhamento para fatias de pão”, orienta a nutróloga do HCor.