- Publicidade -

Designers taiwaneses criam a Bottle Light, luminária que reutiliza garrafas PET

Os designer taiwaneses YaRan Chang, Hsin Chou Liao, Chung en Lee e Simon Shih, vencedores do prêmio Lite-on Award, encontraram um jeito de reutilizar as tradicionais garrafas plásticas. Eles criaram a Bottle Light.

O plástico é um grande problema para o meio ambiente. Porém, por ser barato ele é altamente consumido em todo o mundo, agravando sua tendência de problemática ambiental, pois a quantidade de plásticos que vai para o lixo é enorme e esse é um material que demora muito tempo para se decompor.

- Publicidade -

Uma das saídas para minimizar o impacto ambiental causado pelo plástico é aplicar o conceito dos 3 R’s: Reduzir, reutilizar e reciclar.

Os designer taiwaneses YaRan Chang, Hsin Chou Liao, Chung en Lee e Simon Shih, vencedores do prêmio Lite-on Award, encontraram um jeito de reutilizar as tradicionais garrafas plásticas. Eles criaram a Bottle Light, que ainda não é um produto comercial, por enquanto trata-se apenas de um conceito. A ideia é não descartar garrafas vazias no lixo e sim transformá-las em luminárias. Para dar um toque especial, basta amassar a garrafa e dar uma leve torcida em sua estrutura e, em seguida, rosqueá-la no bocal de alumínio com uma lâmpada de LED anexada. 

Normalmente essas garrafas são descartadas, mas usando-as desta maneira, podem ser criados formatos e refrações de diversas cores. O projeto é barato visto que você só necessita de algumas luzes de LED e bocais.

O prêmio Lite-On deste ano, vencidos pelos taiwaneses, reflete as tendências mundiais em mudanças ambientais e de desenvolvimento industrial, na esperança que a filosofia “verde” possa orientar designers a criarem produtos ecologicamente corretos.

- Publicidade -

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter