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Coleção traz alerta e apoia o combate à ansiedade

Collab entre a Reserva e o projeto Post em Branco vai reverter lucros para o Instituto Bem do Estar

Published 26/01/2022
coleção reserva ansiedade post em branco

Foto: Divulgação | Reserva

Uma parceria entre a Reserva e o projeto Post em Branco quer ajudar a quebrar os tabus associados à ansiedade – mal que afeta cada vez mais pessoas no Brasil e no mundo e que muitas vezes não é tratado com a seriedade que merece.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o pais com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade do mundo; são quase 20 milhões de cidadãos.

A união entre a marca de roupas e o projeto resultou em uma collab: a coleção Saúde da Mente, que terá o lucro de sua venda revertido para o Instituto Bem do Estar, negócio social sem fins lucrativos.

A ideia da parceria surgiu do publicitário Daniel Portuga, criador do projeto Post em Branco. Diagnosticado com Transtorno de Ansiedade Generalizado (TAG), diante de uma crise real de ansiedade, ele viu que tinha nas mãos uma ferramenta para jogar luz a um tema ainda pouco discutido e conhecido.

Post em branco

Imagem: Reprodução | Post em Branco

Em 2020, em uma das piores crises que viveu – agravada pelo isolamento durante a epidemia do novo coronavírus –, criou o projeto Post em Branco. “Eu me vi trancado no meu apartamento em plena quarentena, solitário e completamente angustiado. Sem forças para pedir ajuda, mas ao mesmo tempo querendo sinalizar aos amigos que algo não estava bem, postei 227 posts em branco, sem nenhum texto, apenas o ultimo post trazendo a palavra OUT”, conta, acrescentando que era para ser um pedido de ajuda, mas se tornou um experimento social.

Com o publicitário Rodrigo Esteves, também diagnosticado com TAG, Daniel criou um projeto que se tornou uma ferramenta para que pessoas que sofrem de ansiedade possam chamar atenção em um momento de crise e receber apoio. A ideia é que um post em branco seja imediatamente identificado como um pedido de ajuda nas redes sociais, despertando a empatia e ação das pessoas.

Hoje, o projeto social e educativo está focado em ajudar a quebrar julgamentos em relação a diagnósticos relacionados à saúde mental e Portuga decidiu ampliar o alcance do experimento social e abrir diálogos francos de maneira criativa.

Foto: Divulgação | Reserva

“No mundo inteiro, fashion e streetwear brands estão procurando uma conexão com a sociedade, desenvolvendo roupas relevantes que defendem a consciência da saúde mental e, com isso, criam conversas sinceras em torno da temática. Na collab com a Reserva, criamos camisetas que além de terem um design moderno e minimalista, trazem mensagens inspiradas em situações cotidianas e sentimentos reais vivenciados por pessoas que sofrem com a ansiedade. É uma maneira totalmente inclusiva e criativa de trazer informação sobre o tema e pautar o assunto”, afirma Portuga.

Ansiedade não é mi-mi-mi

As camisetas da colação são produzidas produzidas com 100% de algodão e 100% de empatia. A peça mais emblemática traz a afirmação anxiety is not mimimi (ansiedade não é mi-mi-mi). O objetivo é desconstruir o senso comum de que ansiedade é frescura, deixando clara a informação de que é necessário combater o preconceito, vestir com orgulho a causa e defender a correta classificação da ansiedade: um transtorno de saúde da mente.

Outras camisetas trazem dicas de como podemos combater a ansiedade. Entre elas, a Log-off (desconecte-se) chama atenção para a relação entre potencialização da ansiedade pelas redes sociais, defendendo um detox para curtir, adequadamente, o agora.

Foto: Divulgação | Reserva

Outras peças trazem as seguintes afirmações:

“O primeiro mês do ano é dedicado, tradicionalmente, a novos planos, sonhos e a novas metas. Não à toa é também o mês da consciência sobre a saúde mental. Pensando nisso, nos unimos ao projeto Post em Branco para lançar a coleção Saúde da Mente, ou seja, uma coleção de camisetas com o objetivo de conscientizar e ajudar a quebrar tabus sobre a ansiedade”, revela Rony Meisler, CEO da AR&Co.

Segundo Isabel Marçal, cofundadora do Instituto Bem do Estar, a iniciativa é um convite para que a sociedade expanda a consciência sobre a saúde da mente, diminuindo o tabu que envolve as questões relacionadas ao tema. “Queremos desafiar o brasileiro a mudar o comportamento em relação à saúde da mente, colaborando para a prevenção de doenças psicológicas e contribuindo para uma sociedade mais consciente e saudável”, afirma.

As camisetas podem ser adquiridas a partir do dia 26 de janeiro exclusivamente pelo site da Reserva: https://www.usereserva.com/post-em-branco

Foto: Divulgação | Reserva

Para saber mais sobre o projeto Post em Branco, acesse www.postembranco.org ou siga o perfil @post.branco no Instagram.

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