Ícone do site

6 razões para tirar os sapatos antes de entrar em casa

Além de prevenir doenças e evitar sujeira, tirar os sapatos pode melhorar a sua qualidade de vida dentro de casa

Published 03/12/2020
sapatos fora de casa

Foto: Unsplash

A humanidade usa sapatos há milhares de anos – para proteger os pés do frio, do chão quente, de insetos e outros animais e também para trazer beleza, cores e conforto nas mais diversas atividades.

Todo mundo tem o seu par de sapatos favoritos para as mais diversas ocasiões da corrida com um tênis confortável à festa com o sapato que mais combina com aquela roupa especial até o chinelo que acompanha a gente na praia ou nas compras do mercado.

Mas, é realmente necessário usar sapato dentro de casa? É aconselhável? Muitas culturas dizem que não e algumas famílias, mesmo em países onde o uso de sapatos em casa é comum, adotaram o hábito de tirar os calçados logo na porta de entrada.

Este hábito ganhou mais força em 2020 com a pandemia do novo coronavírus e pode ser uma das atitudes que devemos manter quando tudo voltar ao normal.

Quer saber por que deixar o seu sapato fora de casa? Veja 6 bons motivos:

Previne doenças

Vamos direto ao ponto: o seu sapato chega da rua cheio de bactérias ou vírus que podem ser espalhados pela sua casa conforme você anda pelos cômodos. Um estudo da Universidade do Arizona coletou germes e micróbios de calçados e encontrou 421 mil bactérias no lado externo de um único pé de sapato, incluindo as causadoras de meningite, diarreias, infecções respiratórias e do sangue.  

Foto: Pixabay

Toxinas fora

Um estudo publicado no periódico Environmental Science & Technology provou pela primeira vez que herbicidas e produtos nocivos podem ser levados para dentro das nossas casas nos calçados. Os pesquisadores encontraram traços de herbicidas nos calçados de pessoas que passaram nos locais onde o produto é usado, mesmo depois de uma semana da aplicação. Quando frequentamos locais onde existem produtos químicos sendo aplicados, os calçados levam os elementos tóxicos e os riscos destes produtos para dentro de casa.

Menos sujeira

Além das bactérias e toxinas, que oferecem um risco invisível, existe um outro fator que salta aos olhos e também justifica manter os calçados do lado de fora: a sujeira que eles trazem. Das manchas escuras de solas que andaram por ruas e calçadas à grama e terra que vem “de presente” quando estamos mais próximos à natureza, é fácil ver o rastro que alguns sapatos deixam em casa. O que significa mais trabalho e mais produtos de limpeza para limpar tudo.

Existem maneiras mais interessantes de aproveitar o tempo do que varrendo e limpando a casa mais do que seria necessário, né?

Foto: Christopher Jolly | Unsplash

Poupa seu piso

O piso da nossa casa é uma parte importante da decoração e do bem estar que temos no “nosso cantinho”. E é também uma das fontes de gastos e dor de cabeça quando precisa ser trocado. Por isso, quanto mais limpo estiver o chão, menos você vai precisar esfregar o piso e menos desgaste ele vai sofrer, seja um piso de carpete, madeira ou piso frio. Além do que, o atrito dos sapatos é maior do que o atrito de pantufas, meias ou dos pés descalços no chão. Deixe a sujeira do lado de for a, limpe menos e garanta e vida útil do seu piso por mais tempo.

Boa vizinhança

A vida urbana muitas vezes significa morar em apartamentos. E com isso, além dos vizinhos laterais, temos os vizinhos de cima e debaixo. O barulho de pés descalços no chão de um apartamento é bem menor no apartamento de baixo. Ou seja, é também uma maneira de manter uma boa relação com quem vive perto de você.

Mais saúde

Foto: Nino Liverani | Unsplash

Se você tem alguma condição de saúde que exija o uso de sapatos, para corrigir a pisada ou evitar o contato com o chão frio, escolha um sapato para usar exclusivamente dentro de casa. Mas fora estes casos específicos, é melhor deixar os pés fora dos sapatos, por mais confortáveis que eles sejam.

Existem muitos benefícios relacionados a andar descalço. Este simples ato muda a interação sensorial com o mundo, fortalece a musculatura dos pés e das pernas, ajuda no equilíbrio e estabilidade corporal, traz a sensação de relaxamento e evita problemas causados por umidade e fungos.

Para as crianças, andar com os pés no chão ajuda a formação do arco plantar, evitando o pé chato, acelera o desenvolvimento motor e o equilíbrio, além de proporcionar uma auto massagem que estimula terminações nervosas.

Foto: Pixabay

Fora todas estas razões, um bom motivo para tirar os sapatos quando chegar em casa é fazer deste momento um ritual de relaxamento e desconexão com os problemas externos, levando para dentro de casa apenas o que te faz bem.  

Sair da versão mobile