- Publicidade -

Vaga-lumes estão ameaçados de extinção

Estudo da Universidade Tufts alerta para declínio da população de vaga-lumes no mundo e lista as principais ameaças ao inseto

vaga-lume

Os vaga-lumes estão ameaçados de extinção em todo o mundo por causa da perda de habitats naturais, uso de lua artificial e pesticidas. É o que aponta uma pesquisa da Universidade Tufts, nos Estados Unidos.

- Publicidade -

No mundo existem mais de 2 mil espécies de vaga-lumes. Estes insetos estão perdendo as condições ideais para completar o seu ciclo da vida. A professora de biologia Sara Lewis está liderando o estudo sobre os vaga-lumes e explica que algumas espécies dependem de certas plantas para a procriação. É o caso de um vaga-lume da Malásia que se reproduz nos mangues do país, que foram convertidos em fazendas de aquicultura.

Outra grande ameaça aos vaga-lumes é a luz artificial. Usada durante a noite, esta iluminação atrapalha os rituais de acasalamento – estudos estimam que cerca de 25% da superfície terrestre tenha algum grau de brilho artificial durante a noite.

Dados de longo prazo e novos estudos de monitoramento ainda são necessários para mensurar o declínio da população de vaga-lumes no planeta, mas pesquisadores já afirmam que a procriação da espécie já está prejudicada pela perda de habitat, luz artificial e uso de pesticidas.

Foto: Hans Braxmeier | Pixabay

- Publicidade -