O fotógrafo norte-americano Anand Varma registrou cada detalhe dos primeiros dias de vida das abelhas. As imagens formam um time-lapse que apresenta cada fase do desenvolvimento deste inseto, desde quando ele ainda é uma pequena larva, até o momento em que está pronto para voar.

Em palestra concedida ao TED Talks, Varma explicou como surgiu o seu interesse por abelhas. Segundo ele, ao receber um pedido de fotos feito pela National Geographic, ele decidiu ir além e começar a criar suas próprias abelhas.

Assim, as imagens foram registradas em seu próprio jardim, na cidade de Berkeley, Califórnia. Além de fazer as fotos e apresentar o time-lapse com o nascimento das abelhas, o fotógrafo fez questão de ressaltar e importância dessas polinizadoras para o meio ambiente.

Em sua fala Varma ainda lembrou que, com o passar dos anos e com a enorme quantidade de criação de abelhas em “cativeiro”, muitas delas perderam parte do seu potencial e características naturais, prejudicando a polinização, extremamente importante para o equilíbrio natural e para a produção de alimentos. O fotógrafo também mostrou como a comunidade científica tem se emprenhado em pesquisas para tornar as abelhas mais resistentes.

Veja abaixo o vídeo com a apresentação e o time-lapse: 

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.