- Publicidade -

Foi encontrada uma nova espécie de peixe nadando nas profundezas a 7,7 km da superfície, em uma recente expedição às fendas oceânicas do Peru-Chile.

A nova espécie de peixe denominada “Ghostly White Snailfish” (na tradução livre algo como, peixe- caramujo fantasmagórico branco) foi fotografada nadando a uma profundidade de 7 km durante uma recente expediçao à fenda Peru-Chile no sudoeste do oceano Pacífico.

Vivendo nas profundezas, a recém descoberta, tem 15 cm de comprimento. A espécie pode resistir a pressões equivalentes a 1.600 elefantes em cima de um mini cooper, de acordo com o Oceanlab. “Se você visse um desses em um aquário você não diria que isso é possível. O peixe é altamente adaptado para sobreviver a altas pressões.” diz Monty Priede, pesquisador do Oceanlab da Universidade de Scotland e co-patrocinador da expedição.

- Publicidade -

O mais profundo habitante da terra, o snailfish (peixe-caramujo), já havia sido encontrado em outras fendas oceânicas do Pacífico. Os snailfish, que vivem nas profundesas, já eram conhecidos. Eles foram filmados no Japão em 2008, e foram encontrados a 7,7 km abaixo da superfície. Além do peixe, os pesquisadores também descobriram vários camarões das profundezas e crustáceos (anfípodas) coloridos que foram filmados como parte do projeto HADEEP do Oceanlab, uma colaboração com a universidade do Japão.

O peixe pertence a uma espécie conhecida anteriormente, porém, só haviam cinco amostras em conserva coletadas por cientistas russos em 1950. “Nós não só mostramos esses peixes vivos como multiplicamos por cinco o número total conhecido pela ciência. A parte tentadora é que temos uma foto muita clara da espécie. Ninguém nunca viu esses peixes vivos antes e também nunca foram capturados anteriormente.” diz o pesquisador.

Confira o vídeo dos peixes

[VIDEO:o_peixe_das_profundezas]

As informações são da National Geographic.

- Publicidade -