Costa Rica é o primeiro país tropical a reverter desmatamento

Nação tem mais da metade de seu território coberto por florestas.

Metal bridge on the way to Volcano Arenal and La Fortuna, Costa Rica.

As florestas da Costa Rica são uma verdadeira história de sucesso. Após décadas de desmatamento desenfreado, em 1980 o país começou a implantar políticas de proteção ao meio ambiente. Hoje o que se vê é um retorno da vegetação natural e um aumento muito expressivo na área florestada.

A Costa Rica é o primeiro país tropical em todo o mundo a conseguir reverter o desmatamento. Atualmente, a nação tem mais da metade de seu território coberto por florestas, enquanto em 1983, as áreas remanescentes eram apenas 26% do total.

Foto: iStock by Getty Images
Foto: iStock by Getty Images

A preservação ambiental não significou estagnação econômica. Pelo contrário, a Costa Rica consegue valorar as florestas e transformar a preservação em benefícios financeiros. Através de um processo de medição do Banco Mundial, desde 2012 a Costa Rica consegue ter médias precisas sobre os recursos naturais e como eles se relacionam com a economia. Os dados ajudam no desenvolvimento de novas políticas e possibilita comparações exatas sobre os retornos econômicos entre atividades sustentáveis ou degradantes.

A principal conclusão obtida a partir das contas florestais, segundo o Banco Mundial, é de que as florestas contribuem mais para o Produto Interno Bruto (PIB) costarriquenho do que imaginava. Cerca de 2% do total é proveniente de atividades florestais, enquanto a indústria nacional, com a extração da madeira, representa apenas 0,2%.

As medições ainda mostram que a Costa Rica continua a ganhar cobertura florestal. Em 2013, o país tinha um nível de cobertura florestal altíssimo, em 52,4%, número que continua a crescer.

Segundo o Banco Mundial, a Costa Rica está atualmente trabalhando em contas por serviços ambientais, para realmente mensurar e captar os valores de benefícios como a limpeza da água e a preservação da biodiversidade. Todas as informações coletadas servirão de base para a formulação de novas políticas sustentáveis de longo prazo.

Para mais detalhes, veja aqui a história da reversão do desmatamento na Costa Rica.