turbina eolica portatil

Uma empresa dinamarquesa, chamada KiteX, desenvolveu uma turbina eólica para quem busca uma vida “fora do sistema”. Desmontável e portátil, a turbina pode ser levada no carro para gerar energia mesmo em locais remotos. 

A turbina, fabricada com hastes de fibra de vidro, pesa apenas 10 kg e é facilmente transportável. Quando precisar, basta desempacotar, montar, ancorar no solo (com um conjunto de correias de tensão de náilon de alta resistência) e começar a captar a energia do vento. A empresa estima que 15 minutos são suficientes para uma pessoa configurar todas as peças.

Batizado de Wind Catcher, o produto funciona dia e noite – mesmo em locais com pouco vento – podendo operar em conjunto com painéis solares. A turbina possui duas versões: uma de 200W, ideal para climas de baixa velocidade de vento, e outra de 600W, que fornece energia suficiente para carregar bicicletas elétricas e aparelhos eletrônicos em geral. 

Outra vantagem é que o maquinário é projetado para funcionar com menos ruído, apesar de não ser tão silencioso como os painéis solares. Mas, para quem for usar o produto na natureza, de fato o barulho poderá se misturar com os sons naturais ao redor. 

Mesmo sendo pensada para aventureiros amantes da natureza, a solução pode ser adotada pelos nômades modernos – que vivem trabalhando enquanto viajam. Além disso, a busca pela autossuficiência energética já é o desejo de muitos que vivem dentro e fora das áreas urbanas. 

Mais detalhes sobre o produto no site da companhia.