A Pousada Casa de Maria decidiu investir no uso de energia fotovoltaica. Localizada na cidade de Prado, na Bahia, estado líder em geração de energia solar, o estabelecimento prevê se tornar autossustentável energeticamente com o aproveitamento da fonte renovável.

Foram instalados 155 módulos de captação de energia solar no telhado, o que representa 51,15 kWp (quilowatt pico) de potência instalada. Em média, ao longo do ano, a geração de energia do sistema fotovoltaico irá superar os 6.735 kWh/mês.

O sistema implantado pelo estabelecimento hoteleiro torna o prédio autossustentável pois a energia gerada será suficiente para atender toda a demanda tanto no dia a dia, quanto em dias nublados.

A tecnologia de energia fotovoltaica existe no Brasil há 20 anos, porém este mercado deu passos lentos nos 15 primeiros anos e agora segue uma tendência que vem sendo adotada largamente no segmento hoteleiro com a crescente preocupação com sustentabilidade ambiental.

Economizar na conta de luz é o principal benefício da energia solar, mas há outras vantagens da energia para o estabelecimento. A energia solar é sustentável, limpa e renovável, não emite poluição ou gases de efeito estufa. Já a sua fonte de irradiação solar é inesgotável e os equipamentos do sistema possuem grande durabilidade.