Ícone do site

Aplicativo gratuito ajuda a implantar painéis solares

Desenvolvido na USP, ferramenta pode ser usada por qualquer pessoa com conhecimentos básicos de eletricidade

Published 13/04/2023
energia solar Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

A geração própria de energia está em alta. Puxado pela energia solar, o Brasil alcançou a marca de 20 gigawatts (GW) de capacidade na última segunda-feira (10). Quem opta por produzir sua própria energia, precisa estar atento a cuidados técnicos específicos. O dimensionamento fotovoltaico, por exemplo, é uma análise do local em que os painéis serão instalados. Ele ajuda a entender a demanda necessária e com o melhor aproveitamento do espaço disponível. Para ajudar nesse processo, pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP criaram um aplicativo.

O aplicativo de dimensionamento de sistemas fotovoltaicos, batizado de Curso Solar USP, pode ser utilizado por qualquer pessoa com conhecimentos básicos de eletricidade: há um tutorial disponível no YouTube que mostra como funciona o app. O usuário deve indicar o nome da cidade onde será colocada a instalação, a energia média mensal dos últimos 12 meses e o custo da energia obtido de uma conta de energia.

“A partir dessas informações, o app determina a potência fotovoltaica, o número de módulos e sugestão de inversor fotovoltaico. Também é fornecida a energia mensal gerada mês a mês, as toneladas de CO2 anuais evitadas pelo uso do sistema e o número de árvores equivalente”, explica o professor Elmer Pablo Tito Cari, da EESC, um dos criadores do app ao lado de Nílson Takayuki, engenheiro eletricista formado na USP em São Carlos.

O aplicativo Curso Solar USP está disponível na Google Play Store (Android) e na Microsoft Store (Windows).

Gerando a própria energia

Atualmente, a geração própria de energia conta com 1,8 milhão de usinas de microgeração e minigeração distribuídas pelo País e 2,4 milhões de unidades consumidoras (UC’s). Cada UC representa a casa de uma família, um estabelecimento comercial ou outro imóvel abastecido por micro ou mini usinas, todas elas utilizando fontes renováveis.

Com informações do Jornal da USP

Sair da versão mobile