- Publicidade -
Foto é do Pátio de Compostagem Mooca, também inaugurado recentemente. Crédito: Heloisa Ballarini/SECOM

A Prefeitura de São Paulo vai inaugurar, no início de janeiro, o quinto pátio de compostagem de São Paulo. O espaço faz parte do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), em parceria com as Subprefeituras e empresas de varrição. A nova unidade, fica na rua Eduardo Kiyoshi Shimuta, 111, esquina com a Rua Batalha das Canoas, e irá receber resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras), recolhidos nas feiras livres da região e sobras das podas de árvores. Depois
de tratados, esses resíduos serão transformados em composto orgânico de qualidade, ideal para adubar a terra de parques, praças e jardins.

- Publicidade -

Esse é o terceiro pátio de compostagem da Zona Leste e quinto na cidade de São Paulo. Os primeiros inaugurados na região foram os da Mooca e São Mateus, além das unidades da Lapa e da Sé. Vale lembrar que os munícipes podem se dirigir aos pátios para retirar os compostos orgânicos gratuitamente.

Projeto Feiras e Jardins Sustentáveis

Criado há três anos, o programa Feiras e Jardins Sustentáveis tem como meta oferecer tratamento ambientalmente adequado para restos de podas de árvores e resíduos orgânicos de feiras livres. A partir destes resíduos, podem ser desenvolvidos compostos de qualidade.

Graças ao processo de compostagem do material coletado, é possível diminuir o custo de operação de jardinagem de praças e jardins – por gerar adubo – e evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários diminuindo, assim, o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono. Trata-se de uma iniciativa da Amlurb em parceria com as Subprfeituras e empresas de varrição, para o atendimento das metas de PGIRS – Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

- Publicidade -

Por Prefeitura de São Paulo