Ícone do site

Aprenda como plantar e cultivar beterraba orgânica em casa

Suas propriedades ajudam a prevenir o câncer, diminuir a pressão alta, fortalecer o coração e o sistema imunológico.

Published 11/05/2021

Com origem provável no mediterrâneo, a beterraba é um alimento rico em diversos nutrientes como potássio, magnésio, ferro, vitamina A, B6 e C e carboidratos, sendo consumida de diversas maneiras na nossa culinária. Suas propriedades ajudam a prevenir o câncer, diminuir a pressão alta, fortalecer o coração e o sistema imunológico. Além de ser deliciosa e deixar o prato mais colorido e bonito.

Todas essas propriedades e muitas outras fazem da beterraba um alimento especial, porém devemos ficar atentos: cultivada de maneira tradicional como encontramos na maioria das prateleiras dos supermercados, são tratadas com agrotóxicos, perdendo suas propriedades benéficas e agregando minerais pesados e tóxicos ao nosso organismo. A melhor maneira de aproveitar todas as vantagens que a beterraba pode oferecer é cultivá-la de maneira orgânica. Então vamos aprender?

Como plantar beterraba orgânica

Foto: iStock by GettyImages

Clima

De acordo com o especialista em Agricultura Orgânica Thiago Tadeu Campos, seguindo algumas recomendações, plantar beterraba orgânica não tem muito segredo. A beterraba gosta mais de climas amenos, porém alguns cultivares vão bem em temperaturas mais altas. No geral, deve-se respeitar um intervalo entre 10ºC e 24ºC (10ºC a 20ºC, idealmente) evitando solos encharcados.

Luminosidade

Beterraba gosta de luz. Minha dica é deixar ao menos algumas horas por dia sobre luz direta do sol. Porém, vale lembrar que se trata de um tubérculo que gosta de temperaturas amenas.

Solo

Foto: iStock by GettyImages

Evite solos encharcados e declivosos. Plantio de beterraba orgânica é sensível à acidez do solo, desenvolvendo-se melhor em pH entre 6,0 e 7,5. O solo deve estar bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Uma dica que dou é que beterraba cresce melhor com solo rico em boro. Uma boa dica é aplicar compostos como boráx (8kg/ha) e adubação foliar (1,5kg/ha) em 20 e 35 dias de plantio.

Plantio

Para não errar, semeie e plante entre os meses de abril e junho.

O cultivo pode-se dar em sistema de semeadura direta e plantio por mudas. As mudas podem ser semeadas em tubetes ou sementeiras, o que ajuda a evitar a contaminação da semente.

A beterraba possui glomérulos que contém cada um, 3 a 4 sementes. Para o plantio direto, recomendo colocar as sementes em água durante 12 horas e em seguida lavar em água corrente, deixando secar a sombra.

O plantio direto pode ser por semeadura em canteiros definitivos com 30 cm de altura e 0,9 metros de largura.  Faça sulcos de 30cm e com 2cm de profundidade, colocando uma semente a cada 5 cm ou caso deseje, você pode cultivar beterraba em vasos.

Irrigação

Irrigue com frequência deixando o solo úmido, mas nunca deixe o solo ficar encharcado. Isso prejudica o desenvolvimento da beterraba.

Tratos culturais

Indico a adubação com 5,0 kg/m² de composto orgânico, 3,0 kg/m² de esterco de gado ou 1,5 kg/m² esterco de aves, todos curtidos, com adição do boráx, caso necessário.

Fique de olho no deu plantio e zele por ele: Plantios de beterraba são atacados principalmente por plantas daninhas que concorrem por recursos e nutrientes. Indico acompanhar o plantio sempre eliminando as possibilidades de infestação. Caso haja infestação por fungos, um método interessante é o tratamento com calda bordalesa que já falei em outra oportunidade aqui no site, dê uma olhadinha.

Importante: não deixe raízes expostas, elas podem endurecer e fazer você perder benefícios da beterraba. Sendo assim, cubra sempre as raízes com palha, folhas e terra.

Colheita

A colheita da beterraba orgânica varia de acordo com seu cultivar, mas em geral as raízes são colhidas quando apresentarem diâmetro de 8 a 12 cm e comprimento de 7 cm, que ocorre mais ou menos em 80 dias após a semeadura. Não deixe passar muito do tempo de colheita, pois as raízes ficam duras.

Uma dica legal é que as folhas da beterraba podem ser cozidas para consumo humano. Experimente!

VEJA TAMBÉM:

Sair da versão mobile