- Publicidade -

Saiba como reaproveitar restos de giz de cera

Nada se perde, tudo se transforma. Essa dica é para os pais que querem economizar na hora da compra de materiais escolares.

Essa dica é para os pais que querem economizar na hora da compra de materiais escolares. Na hora de colorir os desenhos, as crianças facilmente “partem” o giz de cera ao meio, deixando-o de lado. Mesmo que continuem usando o pedacinho de giz chega uma hora que ele fica tão pequeno que se torna impossível apoiá-lo na mão para a pintura. É nesse momento que o destino do produto costuma ser o lixo, mas não precisa ser assim. Confira abaixo uma receita para seu reaproveitamento.

- Publicidade -

O primeiro passo é estar atento diariamente para guardar todos os pedaços de giz. Não importa a cor ou marca: acumule todos eles em um potinho. Guarde também caixas de fósforos após o uso. Você vai precisar de apenas:

– Forma de alumínio

– Pedaços de giz

– Caixinhas de fósforos (ou forminhas de metal/silicone)

- Publicidade -

– Fita adesiva

Como fazer:

Passe fita adesiva na parte externa da caixa de fósforo, tapando todas as aberturas. Agrupe todos os pedaços de giz da mesma cor e pique com uma faca. Distribua-os nas caixinhas de fósforo – essa é a opção mais barata, mas utilize forminhas com outros moldes caso tenha em casa.

- Publicidade -

Coloque as caixinhas em uma forma de alumínio e leve ao fogo para que derreta. Assim que começar a dissolver, retire do fogo, mexa com uma espátula e coloque de volta no fogo. Em poucos minutos você terá novos giz de cera. Se quiser, mescle os pedacinhos para obter unidades coloridas de giz. Basta esperar esfriar ou colocar no congelador. Esse receita foi ensinada no Uol Crianças.

Outra maneira de realizar esse processo, que também funciona, é colocar os pedaços em uma forma de gelo. Em seguida, leve-a em banho-maria em uma assadeira com água em fogo baixo. Espere esfriar e deixe alguns minutos no freezer.

Redação CicloVivo