sistema modular hidroponico
Foto: HECTAR Hydroponics
- Publicidade -

Que tal construir seu próprio sistema modular para cultivo de alimentos? O estudante Felix Wieberneit, do Royal College of Art e do Imperial College London, na Inglaterra, junto a colegas, criou um projeto de horta vertical com o passo a passo completo e disponibilizou o material sob licença Creative Commons.

Capaz de abrigar 120 mudas comestíveis, o sistema é voltado para o cultivo vertical em hidroponia. Na técnica hidropônica, as hortaliças são suspensas em uma mistura de água com nutrientes, ou seja, não há necessidade de solo. Além disso, o modelo vertical permite que a horta possa ser instalada em qualquer local – mesmo em pequenos espaços. 

O design é totalmente modular e pode ser construído com peças encontradas facilmente em lojas de ferragens. Batizado de HECTAR Hydroponics, o projeto foi desenvolvido para estimular as pessoas a cultivarem alimentos saudáveis em casa, sobretudo quem vive em pequenos apartamentos nos centros urbanos. A unidade foi patrocinada pela multinacional de tecnologia Huawei. 

- Publicidade -

Além do prazer de plantar seu próprio alimento, ter sempre a mão ervas fresquinhas é uma grande comodidade. O cultivo vertical em casa traz economia de tempo e do bolso. 

O sistema possui código aberto e está disponível gratuitamente, em inglês, para download aqui.

- Publicidade -