Ícone do site

É Primavera! Dicas para brincar na natureza com as crianças

O calor vai voltando, as cores aparecem e a natureza faz um convite para atividades ao ar livre!

Published 22/09/2022
crianças flores brincadeira

Foto: Pixabay

Depois de meses de adormecimento da terra, a luz do sol começa a se intensificar, os dias se tornam mais longos. É a natureza que volta a despertar. É a primavera que chega no hemisfério sul.

O que essa estação traz de diferente? É tempo de renovação, de reflorescimento. Nos galhos secos, novos brotos começam a despontar e florescer. As paisagens ficam mais coloridas, alegres, e cheias de vida com a floração de diversas espécies. Cada planta, cada flor reafirma a força da natureza em suas manifestações de exuberância, beleza e de luminosidade crescente. Os pássaros cantam, os insetos e animais polinizadores entram em plena atividade.

As crianças desejam correr ao ar livre. Agem como se também despertassem do sono do inverno. Animadas interagem umas com as outras em brincadeiras vigorosas.

Uma hora por dia em contato com a natureza traz benefícios importantes para as crianças. Foto: iStock

Perceber as sutilezas das mudanças das estações e como isto repercute dentro de nós, é uma maneira de nos conectarmos com nossa essência – a natureza que está fora se comunica com o que está dentro. Observar e sentir essas mudanças traz a consciência de que somos também natureza. A nova estação cheia de cores e aromas é um convite ao movimento, às cantigas de roda, ao brincar com as flores e folhas!

Brincadeiras e atividades lúdicas para a primavera – experimente!

Vamos começar recolhendo com as crianças flores e folhas de diferentes formatos e cores, no jardim, praça ou parque. O que podemos fazer com essa coleta?

Guirlanda para enfeitar a casa

Foto: Annie Spratt | Unsplash

Comece pela base: um círculo de cipó que você mesmo poderá trançar se encontrar na natureza. Esse círculo é o que dará a estrutura para a guirlanda.  Essa base também poderá ser adquirida em lojas especializadas em fibras naturais: rattan, vime, etc. Este círculo deverá ser recoberto com as folhas e flores coletadas.

Coroa de cabeça

Foto: Pixabay

A mesma base também será necessária para a coroa de cabeça, mas neste caso o material poderá ser mais leve, como a corda de sisal ou o cipó trançado. Meça a circunferência da cabeça da criança para cortar a corda no tamanho certo. Por segurança, corte com uma margem extra. Com a base pronta, é hora de colocar as flores e folhagens que serão presas à estrutura da coroa.

Pulseira ou bracelete

Foto: Insung Yoon | Unsplash

Meça o pulso da criança ou o braço na altura que deseja usar o acessório. Corte uma tira de papelão ou papel cartão usando a medida do comprimento aferida com aproximadamente 3 cm de largura. Forme um círculo e passe fita dupla face em toda a circunferência. Fixe as flores e folhas sobre a fita adesiva.

Ciclos e conexão

Vivenciar as estações do ano é muito importante para o desenvolvimento infantil, é uma maneira de internalizar os ciclos da natureza, seus ritmos, repetições, e sua ordem. Isto traz para as crianças confiança, segurança e serenidade.

Foto: iStock

Além disso, essa vivência é fundamental para a criação de vínculo com a terra. Não podemos nos esquecer que nós adultos somos os responsáveis por investir na formação de um reservatório de experiências vivas e reais para a vida das crianças, por apresentar a elas um mundo bom, belo e verdadeiro e assim garantir a formação de uma nova geração de guardiões da natureza.

Conheça outras possibilidades de brincadeiras com elementos da natureza do Educando Tudo Muda.

Sair da versão mobile