- Publicidade -
embalagens descartáveis
Foto: Obi Onyeador | Unsplash

Com as medidas de isolamento, as embalagens descartáveis de refeições entregues em casa passaram a fazer parte do dia a dia. E aí vem a dúvida de como fazer a destinação correta. Caixa de pizza engordurada e isopor vão para o lixo comum ou para o reciclável? Lavo ou não lavo os recipientes antes de separar o lixo que não é lixo?

- Publicidade -

“É sempre importante separar os resíduos em casa”, lembra o diretor de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Edelcio Marques dos Reis. “Sempre devemos pensar em reduzir ao máximo os nossos rejeitos. O reuso e a reciclagem devem ser nossas prioridades”, completa.

E lavar os utensílios é importante, pois alimentos podem contaminar o material e atrair vetores, além de danificar o resíduo. Para economizar água, retire o resíduo de alimentos no momento de lavar a louça, aproveitando assim a água que já seria utilizada. 

Confira abaixo a lista e as orientações para as embalagens descartáveis de delivery:

Caixa de pizza

Pode reciclar.  Mesmo a parte engordurada pelo queijo e pelo azeite? Sim, esse tipo de “sujeira” não prejudica o processo de triagem e compactação. Importante evitar que restos da pizza vão junto com o material, porque os alimentos vão contaminar o material e atrair vetores durante o armazenamento. Isso vale para outros tipos de caixas de papelão também. 

- Publicidade -

Caixa e sacola de plástico

Foto: Mel Chipfakacha | Unsplash

Pode reciclar. Depois de retirar todo o resíduo de alimento do recipiente plástico, ele pode ser destinada ao lixo reciclável. 

Embalagem de isopor

Pode reciclar. Assim como acontece com o plástico, retirar todo o resíduo das embalagens descartáveis de isopor e destiná-las limpas e secas.

Marmita de alumínio

Pode reciclar. Mantém-se o cuidado de retirar bem os resíduos de alimentos para destinar as marmitas de alumínio que chegam por delivery para reciclagem.  

- Publicidade -

Talher descartável

Pode reciclar. E, sempre que possível, reutilizar antes de ir para a reciclagem. 

Guardanapo e papel toalha

Pode reciclar, desde que estejam limpos. Se forem usados apenas para secar água, por exemplo, assim que evaporar a umidade, podem ser destinados à reciclagem. Quando há gordura e outros tipos de sujeira devem ir para o lixo comum.

As informações são da Prefeitura de Curitiba.

Leia também:

Dia da Reciclagem: dicas de como mudar hábitos para reciclar mais.