embalagens descartáveis
Foto: Obi Onyeador | Unsplash
- Publicidade -

Com as medidas de isolamento, as embalagens descartáveis de refeições entregues em casa passaram a fazer parte do dia a dia. E aí vem a dúvida de como fazer a destinação correta. Caixa de pizza engordurada e isopor vão para o lixo comum ou para o reciclável? Lavo ou não lavo os recipientes antes de separar o lixo que não é lixo?

“É sempre importante separar os resíduos em casa”, lembra o diretor de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Edelcio Marques dos Reis. “Sempre devemos pensar em reduzir ao máximo os nossos rejeitos. O reuso e a reciclagem devem ser nossas prioridades”, completa.

- Publicidade -

E lavar os utensílios é importante, pois alimentos podem contaminar o material e atrair vetores, além de danificar o resíduo. Para economizar água, retire o resíduo de alimentos no momento de lavar a louça, aproveitando assim a água que já seria utilizada. 

Confira abaixo a lista e as orientações para as embalagens descartáveis de delivery:

Caixa de pizza

Pode reciclar.  Mesmo a parte engordurada pelo queijo e pelo azeite? Sim, esse tipo de “sujeira” não prejudica o processo de triagem e compactação. Importante evitar que restos da pizza vão junto com o material, porque os alimentos vão contaminar o material e atrair vetores durante o armazenamento. Isso vale para outros tipos de caixas de papelão também. 

Caixa e sacola de plástico

Foto: Mel Chipfakacha | Unsplash

Pode reciclar. Depois de retirar todo o resíduo de alimento do recipiente plástico, ele pode ser destinada ao lixo reciclável. 

Embalagem de isopor

Pode reciclar. Assim como acontece com o plástico, retirar todo o resíduo das embalagens descartáveis de isopor e destiná-las limpas e secas.

Marmita de alumínio

Pode reciclar. Mantém-se o cuidado de retirar bem os resíduos de alimentos para destinar as marmitas de alumínio que chegam por delivery para reciclagem.  

Talher descartável

Pode reciclar. E, sempre que possível, reutilizar antes de ir para a reciclagem. 

Guardanapo e papel toalha

Pode reciclar, desde que estejam limpos. Se forem usados apenas para secar água, por exemplo, assim que evaporar a umidade, podem ser destinados à reciclagem. Quando há gordura e outros tipos de sujeira devem ir para o lixo comum.

As informações são da Prefeitura de Curitiba.

Leia também:

Dia da Reciclagem: dicas de como mudar hábitos para reciclar mais.

- Publicidade -