Ícone do site

Como fazer néctar para beija-flor

Com alguns cuidados básicos, você ajuda a alimentar esta pequena e encantadora ave.

Published 09/02/2022
beija-flor néctar

Foto: James Wainscoat | Unsplash

Originário das Américas, o beija-flor compõe uma das maiores famílias de aves, a Trochilidae. Não há quem não se encante com esta pequena ave. Uma forma comum de atrair sua visita é fornecendo o néctar de água com açúcar. 

Preparar o néctar é muito fácil, é preciso se atentar apenas na proporção: misture 1/2 xícara de açúcar para 2 xícaras de água filtrada ou destilada. Mexa até que os cristais de açúcar se dissolvam.

Idealmente, use o açúcar orgânico, pois quanto menos for processado, menos são as chances de causar problemas ao beija-flor. Além disso, deixe de fora quaisquer adoçantes artificiais, aditivos desnecessários e até potencialmente prejudiciais.

Dicas importantes

Há muitos mitos sobre como fazer o néctar caseiro pode ser prejudicial ao beija-flor, mas a verdade é que são necessários apenas alguns cuidados básicos. 

Foto: Joshua J. Cotten | Unsplash

No máximo, use um alimentador/bebedouro de cor brilhante (e idealmente de tinta atóxica).

Um dos perigosos é justamente deixar que a sujeira tome conta, causando fungos. Uma dica para que isso não ocorra é higienizar dentro e fora, além dos furos, usando água quente e uma escovinha de lavar mamadeira. 

Sobretudo em dias muito quentes. A troca diária garante que o açúcar não comece a fermentar, o que de fato pode contaminar a ave. 

Plante para o beija-flor

Os beija-flores se alimentam com frequência ao longo do dia. Insetos, seiva de árvores, pólen, suco de frutas fazem parte de suas refeições. São aves que têm um metabolismo muito acelerado. 

Foto: Zdeněk Macháček | Unsplash

Nas cidades, muitas vezes morrem por falta de alimento. É por isso que preparar este néctar para o beija-flor é uma iniciativa apreciável. 

Além disso, o que pode contribuir ainda mais com esta ave é manter jardins floridos e diversificados. Recriando áreas verdes você ajuda não só o beija-flor como também outros polinizadores e bichinhos importantes para a manutenção de ecossistemas equilibrados.

Confira abaixo algumas dicas para ser um “amigo da fauna”:

Sair da versão mobile