- Publicidade -

A tinta teve origem em elementos encontrados na natureza. Ou seja, toda tinta era natural. É isso que o artista capixaba Jhon Bermond, que se aventura pelo campo da permacultura, compartilha em sua cartilha online aos que se surpreendem com a ideia de fabricar tintas naturais.

- Publicidade -

Bermond mostra o contexto histórico da arte da pintura e, em seguida, explica formas de obter as tintas, assim como quais substâncias aglutinantes devem ser utilizadas – além dos fixadores e conservantes naturais. A apostila é um guia muito bom para quem está começando.

Por meio do material, você descobre por exemplo que é possível obter o pigmento amarelo do abacate. Já com a casca do ovo adquire a cor branca: fazendo a trituração e passando na peneira, usando água como diluente, clara ou cola como aglutinante e soro fixador. O processo é ecologicamente correto e usa os recursos que a própria natureza oferece.

Terra, urucum, açafrão, beterraba são também exemplos de matérias-primas para as tintas naturais.

No caso do autor da apostila, o resultado do trabalho é usado para criar suas belas ilustrações. Mas, pode ser um ótimo material para quem gosta de pintar para relaxar e até para brincar com as crianças.

- Publicidade -

Confira aqui a apostila.