- Publicidade -
Início Planeta Meio Ambiente

Nova tecnologia traz esperança para limpeza dos oceanos

Novo sistema da Ocean Cleanup coletou 9 toneladas de plástico em seu primeiro teste no Oceano Pacífico

Ocean Cleanup
Foto: Ocean Cleanup
- Publicidade -

Há quase dez anos, Boyan Slat anunciou sua primeira ideia para remover o plástico dos oceanos e fundou a Ocean Cleanup, uma organização sem fins lucrativos que visa remover 90% do plástico flutuante do oceano até 2040.

Boyan e sua equipe sabem que esta é uma meta bastante ambiciosa, mas que limpar os oceanos é urgente. Por isso, desde que a Ocean Cleanup começou o seu trabalho, a pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias para retirada de plástico do mar não parou.

Foto: Ocean Cleanup

O primeiro dispositivo para capturar resíduos plásticos foi testado em 2018. Infelizmente, não funcionou como o esperado. Em 2019, uma nova tecnologia foi testada e conseguiu coletar grandes quantidades de plástico, mas a Ocean Cleanup fez as contas e percebeu que precisaria de centenas desses modelos para atingir seu objetivo.

- Publicidade -

E nos últimos dois anos, os esforços estão no novo sistema apelidado de Jenny, ou System 002. Com uma nova abordagem, ao invés de uma captura passiva, o novo sistema é composto por uma grande linha flutuante com dois barcos em cada uma das extremidades. A linha é puxada por estes dois barcos, formando uma espécie de funil para uma grande rede que armazena o plástico flutuante.

Com ajuda de inteligência artificial, a Ocean Cleanup localiza as possíveis concentrações de plástico flutuante e vai com o sistema até o local. Enquanto os barcos vão puxando as extremidades da linha, a uma velocidade de 1,5 nós, a corrente marinha ajuda a deslocar os resíduos para a grande rede.

Quando a rede que está na parte traseira da zona de retenção fica cheia, o plástico coletado é levado para um dos barcos e então a rede vazia volta para recolher mais resíduos dos oceanos.

Foto: Ocean Cleanup

Testado e aprovado!

O novo sistema foi testado há duas semanas na grande ilha de plástico do Pacífico e conseguiu coletar 9 toneladas de plástico. “Santa mãe de Deus! Tudo funcionou !!!”, comemorou Boyan Slat nas redes sociais. Além de coletar o plástico, trazer todo o material para terra firme era outro grande desafio, que foi vencido sem problemas.

A Ocean Cleanup comunicou que a remoção de 9 toneladas de plástico Oceano Pacífico, prova de que a mancha de lixo poderia realmente ser limpa. Slat calculou que a equipe precisaria de cerca de 10 Jennys para limpar 50% da Grande Mancha de Lixo do Pacífico em cinco anos.

Óculos de sol

Foto: Divulgação | The Ocean Cleanup

Depois de chegar ao litoral, o plástico coletado pela Ocean Cleanup é reciclado e usado na fabricação de óculos de sol. A venda dos óculos ajuda a financiar o trabalho de pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e limpeza dos oceanos.

Com o tempo, a organização espera fazer parceria com marcas de consumo para fazer mais produtos reciclados.

Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre o novo sistema desenvolvido para retirar plástico dos oceanos:

- Publicidade -
Sair da versão mobile