- Publicidade -

Com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor do mundo real, a Nissan desenvolveu o Nissan LEAF, o único carro 100% elétrico no mundo produzido em grande escala.

Ao contrário de veículos de combustão interna (ICE), o Nissan LEAF não possui cano de escape e, portanto, não emite CO2 ou outros gases que contribuem para o efeito estufa.

O carro, com características de um hatch médio que comporta confortavelmente cinco passageiros, é a incorporação da visão inovadora da Nissan em relação ao futuro e a décadas de investimentos e pesquisas. Nissan LEAF será lançado internacionalmente em dezembro, sendo que seu primeiro lote de reservas já foi superado em mais de 20 mil pedidos apenas nos EUA.

- Publicidade -

A Nissan tem uma abordagem holística para o modelo de negócios do veículo elétrico, o que significa pensar em longo prazo e estar orientada para definição de alianças e parcerias para tornar viável a comercialização do produto. Para isso, programas de mobilidade com emissão zero incluem parcerias com países como Reino Unido e Portugal, governos locais no Japão e nos Estados Unidos e instituições privadas, no total de mais de 30 parcerias no mundo todo.

A esse respeito, a Nissan já iniciou um estudo com o Município de São Paulo – primeira cidade na América do Sul a assinar um acordo de iniciativas de emissão zero com a companhia e está conversando com outros parceiros no Brasil. Um dos objetivos deste estudo é criar oportunidades e ações para o uso de veículos elétricos na região.

O automóvel é alimentado por uma bateria de íon-lítio que pode ser recarregada durante a noite em uma tomada de 110 volts ou através de um recarregador, como um telefone celular. Com uma aceleração vigorosa, o veículo atinge até 145 quilômetros por hora.

O Nissan LEAF tem autonomia de 160 quilômetros com uma única carga. Pesquisas revelam que essa distância é adequada às necessidades diárias da maioria dos motoristas. Tem ainda um sistema tecnológico avançado, o qual irá ajudar a gerenciar a condução do veículo e a recarga da bateria.

Fabricado em Oppama, Japão, a Nissan ampliará sua capacidade incluindo a produção do Nissan LEAF em Smyrna, Tennessee, EUA, prevista para 2012. Enquanto isso, baterias de íon lítio estão sendo produzidas em Zama, Japão, com produção adicional planejada para EUA, Reino Unido e Portugal, e outros locais para investimento estão em estudo no mundo.

- Publicidade -