A Goodyear aproveitou o Salão do Automóvel de Genebra para lançar um pneu do futuro. O modelo, apresentado pela companhia norte-americana, é capaz de transformar o calor em energia para abastecer carros elétricos.

Apesar de ser apenas um produto conceito por enquanto, a novidade pode mudar radicalmente a função dos pneus no futuro. Apelidado de BHO3, o pneu é equipado com material termo-piezoelétrico, que aproveita o calor do solo, do atrito e dos raios solares para gerar energia.


Imagem: Divulgação

Os detalhes da fabricação e da própria tecnologia ainda são muito vagos. A empresa, em seu informativo oficial, declarou apenas que “o pneu gera eletricidade por meio da ação de materiais no pneu que capturam e transformam a energia criada pelo calor quando se flexiona e gira nas condições normais de condução”. A companhia ainda garante que o modelo seria mais durável do que os tradicionais.


Imagem: Divulgação

Com o avanço da indústria automotiva e o crescimento da demanda por carros elétricos, esta pode ser uma importante alternativa para elevar a eficiência e autonomia destes veículos.

“Nós vislumbramos um futuro em que os nossos produtos se tornam mais ambientalmente corretos, versáteis e mais integrados com o veículo e o consumidor”, explicou Joe Zekoski, vice-presidente sênior e diretor técnico da Goodyear.  

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.