- Publicidade -

O carregador de celular “Power Pump”, desenvolvido pela Orange and Gotwind, é movido por uma bomba que é pressionada pelo pé. O dispositivo foi criado para uma competição chamada “Eco Gadget” (dispositivo verde, em tradução livre). 

A inovação é o resultado de longas pesquisas da Orange em eco-tecnologia inovadora baseada no aprendizado de projetos passados. A missão era recarregar um dispositivo móvel usando uma bomba de pé padrão.

O corpo humano pode ser usado para captação de energia se levarmos em consideração o aspecto cinético dele. Foi a partir deste conceito que a ideia do “Power Pump”, foi concebida. Através deste princípio é possível diminuir a dependência humana de fontes de energias não renováveis.

- Publicidade -

O aparelho aproveita a energia cinética da bomba que move uma turbina incorporada. Esta energia é então convertida em uma corrente elétrica que recarrega seu celular. A turbina gira a uma velocidade de até 2000 rpm pelo fluxo de ar gerado e em seguida, aciona diretamente o alternador pequeno, mas poderoso.

Esse último equipamento da estrutura tem três fases, 12 pólos magnéticos e um eixo radial com nove bobinas que usam ímãs de cerâmica. A saída elétrica AC de três fases é então retificada para uma corrente DC e através de alguns circuitos eficientes de carregamento de alta eficiência o dispositivo é carregado diretamente.

O aparelho poderia ser usado para carregar qualquer portátil de pequeno porte, como iPod, GPS e câmeras.

As informações da empresa são de que cerca de um minuto de bombeamento, ou 60 bombas, podem dar ao usuário carga suficiente para usar o telefone para uma chamada de cinco minutos. Embora o sistema de carregamento não abasteça completamente uma bateria descarregada, ele pode ser parte do um kit de emergência para, além de usar energia limpa e renovável garantir carga ao celular.

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -