Ícone do site

Alunos cearenses criam sistema que purifica água usando radiação solar

Com projeto, os estudantes de escola pública garantiram o 2º lugar no Prêmio Respostas para o Amanhã da Samsung.

Published 23/12/2021
estudantes samsung

Estudantes do curso de Química do Instituto Federal do Ceará são vencedores no Prêmio Respostas para o Amanhã (Solve For Tomorrow) da Samsung. A equipe da cidade de Crateús ficou com o segundo lugar nacional ao apresentar um projeto que usa a radiação solar para purificar a água de poços. O prêmio busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas.

A ideia surgiu quando a equipe observou uma grande quantidade de água inutilizada nos poços da zona rural e também no seu campus de estudo. Essa água, que não poderia ser consumida por seu alto grau de salinidade, é colocada em um tanque de aquecimento coberto por vidro, e por meio dos processos de evaporação e condensação, acaba se tornando apta para consumo humano após a remoção dos sais.

“O projeto funciona por meio dos processos de evaporação e condensação da água com uso da radiação solar”, explica o professor de química e orientador do grupo, Raimundo Nonato Lima Junior. A água salinizada é colocada em um tanque de aquecimento coberto por vidro, que permite a entrada da radiação solar e aquecimento contínuo do sistema. Após algumas horas, a água evapora e os sais permanecem no compartimento inicial. “Em seguida, o vapor de água passa por um sistema de resfriamento e volta ao estado líquido, mas agora sem os sais”, conclui o professor.

Atualmente, o sistema trata mais de um litro de água por dia, mas está em processo de ampliação para duplicar a capacidade. Além disso, a equipe está trabalhando na construção de uma estação de monitoramento para análise da salinidade da água. Dessa forma, o sistema será capaz de informar se ela está adequada para consumo humano.

A equipe é composta pelos estudantes Mara Eduarda Machado Costa, Maria Clara Moreira Bonfim, Maria Fernanda Ferreira Paulino e Pedro Henrique de Sousa Lima, do segundo ano do curso de Química integrado ao Ensino Médio. Colaborou também com a equipe Rivelino José Wenzel, que prestou auxílio na condução dos experimentos.

“Iniciativas como o Solve For Tomorrow contribuem para melhorar e ampliar as oportunidades de ensino e a qualidade de vida das pessoas. O projeto de purificação da água desenvolvido pelos alunos de Crateús é um bom exemplo disso. Estamos muito orgulhosos desses alunos por terem desenvolvido uma solução tão inteligente e inovadora para o problema de saneamento básico na comunidade onde vivem”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Além da equipe de Crateús, também foram premiados alunos dos municípios de Ocara (CE), Flores (PE), Novo Hamburgo (RS), Chapecó (SC) e São Carlos (SP), além de uma menção honrosa aos participantes da cidade de Toledo, no Paraná. Confira o primeiro lugar e outros destaques aqui.

“Desafiar os (as) estudantes a identificar problemas na comunidade e convidá-los (as) a se debruçar sobre propostas de soluções a partir de pesquisas, uso de diferentes tecnologias e trabalho coletivo fortalece o ensino e a aprendizagem por projetos. Isso fica muito claro quando vemos alunos (as) tão envolvidos desenvolvendo projetos sustentáveis para melhoria da comunidade”, comenta Ana Cecília Arruda, coordenadora de programas e projetos do Cenpec.

Premiação Solve For Tomorrow

Os projetos selecionados como Vencedores Nacionais foram contemplados com uma Smart TV Samsung para suas respectivas escolas, além de smartphones (1º lugar), tablets (2º lugar) e smartwaches (3º lugar) para cada aluno das equipes vencedoras.

Já os projetos vencedores pelo Júri Popular foram contemplados com o Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e seus respectivos professores orientadores. Além disso, todos os estudantes finalistas receberam um notebook Samsung, assim como os professores semifinalistas.

No Brasil desde 2014, o Solve For Tomorrow é um programa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem soluções com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A iniciativa já envolveu mais 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas em 8.113 projetos inscritos, e a 8ª edição, que também foi a segunda a acontecer de forma totalmente remota por conta da pandemia, registrou um aumento de 22% na participação de estudantes, como também em 40% na de professores e 52% na de escolas.

Sair da versão mobile