Por Kym Souza | Casa.com.br

Cada vez mais a tecnologia tem se mostrado uma aliada quando se trata de inovar e fazer melhorias. Mas você sabia que ela também pode ser uma ótima ferramenta para promover a preservação do meio ambiente?

Darlan Firmato, Gestor de Sustentabilidade da CASACOR, acredita que a união da tecnologia com a sustentabilidade pode ter resultados muito benéficos. “São elementos que podem conversar de forma muito positiva, quer seja nas construções, usando automações, para reduzir consumo, por exemplo, como fazer pequenas empresas e associações de catadores terem acesso aos resíduos, fazer com que chegue mais fácil até eles”, explica.

Uma pesquisa divulgada pela Agência Brasil, feita pelo Estado de Serviços Móveis em 2019, mostra que passamos, em média, 3h em aplicativos no celular.

Pensando nisso, separamos 10 apps e sites que valem pelos menos alguns minutos do seu tempo de tela para você promover uma mudança sustentável, aí mesmo da sua casa.

1. Olio

O Olio é uma plataforma que usa geolocalização para identificar usuários próximos e permite “anunciar” gratuitamente o que sobrou do jantar na casa ou de um estabelecimento comercial. Disponível para baixar no Google Play e App Store

2. Cataki

O Cataki é uma plataforma para tornar a coleta de resíduos reciclados mais fácil para os moradores e mais digna para aqueles que a realizam.  Disponível para baixar no Google Play e App Store.

3. ReLóco

reLóco é um site no qual as pessoas podem vender materiais que sobram de suas obras com preços competitivos, estimulando a economia circular.

4. Plant-for-the-Planet

O aplicativo Plant-for-the-Planet permite que pessoas plantem árvores no mundo inteiro com apenas alguns cliques. O usuário escolhe entre os 50 projetos de reflorestamento de organizações que atuam em países em desenvolvimento. Disponível para baixar no Google Play e App Store.

5. Biothanks

Apelidada de “Uber do Resíduo“, a Biothanks permite aos usuários se conectarem com transportadores que recolhem resíduos com potencial para reciclagem ou reaproveitamento. Disponível no Google Play e na App Store.

6. Obra Solidária

Trata-se de uma plataforma que serve de ponte entre quem quer doar materiais de obras a serem descartados e quem precisa deles para construir e reformar. Disponível no Google Play e na App Store.

7. Recicle RJ

O Recicle RJ indica para o usuário onde ficam pontos de coleta para reciclagem, a partir da localização dele no Estado do Rio. Disponível para Android.

8. Sai desse banho

Para fiscalizar o usuário, o aplicativo dispara uma música chata em volume alto para lembrá-lo de que é hora de desligar o chuveiro. As propostas de redução do tempo são de 15 para 12 minutos, 10 para 8 minutos e 5 para 4 minutos. A partir do uso, o app mostra o histórico de banhos e calcula a economia de água. Disponível para iOs.

9. Casa Virtual Furnas

O aplicativo Casa Virtual Furnas simula o consumo dos seus aparelhos elétricos. A partir daí você pode descobrir quais gastam mais e saber o valor aproximado da sua conta. Disponível para download pelo Google Play e pela App Store.

10. Rota da Reciclagem

A Tetra Pak criou o portal Rota da Reciclagem, que indica aos consumidores quais são os pontos de coleta seletiva e reciclagem de embalagens longa vida mais próximos de suas casas. Pode ser baixado na App Store.